No período de 25 de março até 24 de abril, o Ministério da Defesa abriu processo de inscrição para o XXIV Curso de Extensão em Defesa Nacional (CEDN). Os interessados devem preencher formulário de cadastramento. O curso, com carga horária de 20 horas, é gratuito e será realizado entre os dias 25 e 29 de abril, a cargo da Divisão de Cooperação Acadêmica (DICOOP) da pasta. A iniciativa amplia o debate e estimula maior envolvimento da sociedade nos assuntos relacionados à Defesa Nacional.

interno-materia-curso-de-extensao.png

Este ano, a capacitação ocorrerá de forma híbrida, on-line e presencial (no auditório da Universidade Federal da Paraíba). O evento é destinado a estudantes de graduação e de pós-graduação, além de pessoas interessadas no assunto, que receberão certificado de participação ao final.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre os temas que serão apresentados, estão: A participação das Forças Armadas brasileiras em missões de paz: passado, presente e futuro; e Os projetos estratégicos da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira: importância, situação atual e perspectivas.

O CEDN é uma atividade realizada em Instituições de Ensino Superior (IES), que, a cada edição, podem ser inscritas por meio de formulário e selecionadas para serem a sede do evento e terem participação de professores.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).