Entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2023, a 22ª Brigada de Infantaria de Selva, sediada em Macapá (AP), foi o cenário da XVII Reunião Regional de Intercâmbio Militar Brasil-Guiana Francesa (RRIM). O evento teve como objetivo principal estreitar os laços de amizade e cooperação, além de reforçar as medidas de confiança mútua entre o Exército Brasileiro e as Forças Armadas Francesas na Guiana.

Recepção da Delegação Francesa e Troca de Experiências

O General de Brigada MARCUS VINICIUS GOMES BONIFACIO, Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, recebeu a delegação francesa, liderada pelo Coronel JEAN-PIERRE ROYET do Terceiro Regimento de Infantaria. O encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e conhecimentos sobre questões de interesse comum, especialmente no que diz respeito ao controle e segurança na faixa de fronteira entre os dois países.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foco no Intercâmbio de Procedimentos de Fronteira

Um dos focos principais da reunião foi o intercâmbio de procedimentos comuns e complementares na região de fronteira. Este aspecto é crucial para aprimorar a eficiência e eficácia das operações de segurança em uma área que exige atenção constante e coordenação entre as nações fronteiriças.

Assinatura da Ata Oficial

A XVII RRIM culminou com a assinatura da ata oficial dos entendimentos entre as duas delegações. Este documento simboliza o compromisso contínuo e a vontade mútua de Brasil e Guiana Francesa em manter e aprimorar a colaboração militar e a segurança na região fronteiriça.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).