Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Adestramento – Leste (CA-Leste) recebeu a visita do Chefe do Preparo da Força Terrestre, General de Divisão Alexandre Oliveira Cantanhede Lago. A atividade ocorreu no dia 17 de janeiro de 2023. O Comandante do Centro, Tenente Coronel Gedeel Machado Brito Valin, apresentou os principais processos conduzidos por sua Unidade, bem como possíveis oportunidades de melhoria. O Chefe do Preparo passou orientações atinentes ao Programa de Instrução Militar 2023, enfatizando a importância do CA-Leste para o pleno cumprimento das atividades de instrução no âmbito da Força Terrestre. Além disso, O General de Divisão Cantanhede teve a oportunidade de conhecer pessoalmente as instalações e materiais empregados nas simulações viva, construtiva e virtual pela referida Organização Militar (OM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

simulador

Na parte da tarde, o General de Divisão Cantanhede visitou as instalações do SENAI-RJ, no bairro de Benfica, com a finalidade de conhecer o projeto do Simulador Para Motorista da Viatura Blindada Média de Rodas Guarani (SPM-Guarani). Durante a visita, o Chefe do Preparo foi recebido pelo Subdiretor da Diretoria de Material (DF), o Coronel Maurício Ramos de Resende Neves, pela Sra Carla Giordano, gerente regional de Pesquisas e Serviços de Tecnologia da FIRJAN e pelas equipes da DF do SENAI-RJ. Na ocasião, foram apresentados os detalhes técnicos e administrativos do projeto, bem como a previsão das datas de entrega dos simuladores. Foi realizada uma visita à primeira cabine fabricada, que será entregue em março do corrente ano, no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º B I Mec), em Cascavel-PR. Segundo informado pela DF, o simulador possui um retorno de investimento de cerca de 2 anos, proporcionando grande economia à instrução, além da redução do risco de acidentes nos deslocamentos com a viatura. Após apresentação do simulador, o SENAI apresentou outros projetos desenvolvidos para as Forças Armadas e empresas civis.

simulador2

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).