Durante XX Conferência de Diretores de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (XX CDCDIA), realizada na cidade de Santo Domingo, República Dominicana, no período de 07 a 11 de outubro de 2019, foi decidida, por unanimidade, a realização de dois seminários on line em 2020, nos mesmos moldes das edições anteriores, desde 2015.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o primeiro semestre de 2020, o Instituto da Defesa Nacional (IDN-Portugal) organizará, juntamente com o Uruguai, o VI Seminário dos Colégios de Defesa Ibero- -Americanos: “Mulheres, Paz e Segurança: perspectivas de gênero nas Forças Armadas”. Este Seminário contará com a participação, além dos organizadores, das seguintes instituições:

– Escola Superior de Guerra (ESG-Brasil);
– Colegio de Altos Estudios Estratégicos (CAEE-El Salvador);
– Academia de Defensa Nacional Conjunta (ADEMIC-Equador);
– Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (CESEDEN-Espanha);
– Centro de Altos Estudios Nacionales (CAEN-Peru); e
– Escuela de Graduados de Altos Estudios Estratégicos (EGAEE-República

Dominicana).
O último seminário on line ocorreu entre 23 de outubro e 14 de novembro de 2019, com

o título “Políticas de Defesa e Segurança”, foi organizado pela Escola Superior de Guerra (ESG- Brasil), em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), e contou com a colaboração da Academia Nacional de Estudios Políticos y Estratégicos (ANEPE-Chile), do Colegio de Altos Estudios Estratégicos (CAEE-El Salvador), do Centro Superior de Estúdios de la Defensa Nacional (CESEDEN-Espanha) e doColegio de Defensa Nacional (CODENAL-México).

2. DESCRIÇÃO

A estrutura proposta para o Seminário inclui 3 (três) blocos temáticos a saber:
– Bloco 1 – sessões iniciais de enquadramento empírico e conceitual;
– Bloco 2 – sessões focadas nos processos de integração de mulheres nas Forças Armadas

a nível nacional; e
– Bloco 3 – sessões sobre a dimensão de gênero na Segurança Internacional, em torno da

agenda “Mulheres, Paz e Segurança” da ONU.
Espera-se, igualmente, sessões para a apresentação de estudos de caso sobre o trabalho

desenvolvido pelas diferentes nações para promover a integração da perspectiva de gênero nas forças e missões militares.

3. FINALIDADES

a) Contribuir para a formação de civis e militares dos países membros da ACDIA no âmbito das questões relacionadas com a perspectiva de gênero em assuntos de Segurança e Defesa.
b) Sensibilizar e preparar futuros pesquisadores e especialistas em assuntos ligados à Defesa e à Segurança.

c) Aperfeiçoar os processos de partilha do conhecimento e das experiências adquiridas nos países ibero-americanos sobre assuntos ligados à Defesa e à Segurança.

  1. d)  Consolidar relações institucionais no seio dos membros da ACDIA.
  2. e)  Consolidar o ambiente de paz e segurança da comunidade ibero-americana.

4. OBJETIVOS 4.1 Objetivo geral

Analisar e discutir a questão da integração feminina e da perspectiva de gênero nas forças armadas e nas operações militares, numa visão histórica e contemporânea, tendo em conta os diferentes contextos sociais e organizacionais no universo ibero-americano.
4.2 Objetivos específicos

– Identificar os padrões históricos da relação entre gênero, paz e guerra.

– Compreender os fatores que explicam a evolução da participação militar feminina e os diferentes processos de integração de gênero nas forças armadas.

– Identificar e discutir a dimensão de gênero no plano da Segurança Internacional.

5. PERFIL DE INGRESSO

Este Seminário online destina-se a profissionais e técnicos de nível superior, integrantes dos Colégios de Defesa da ACDIA, das Forças Armadas, das Forças de Segurança Pública e Defesa Civil, bem como civis pertencentes a organismos públicos e privados interessados na temática deste Seminário.

6. DURAÇÃO DO SEMINÁRIO E CARGA HORÁRIA

O Seminário decorrerá no período de 10 de março a 02 de abril de 2020 e será desenvolvido ao longo de 12 (doze) sessões de 90 (noventa) minutos cada, sendo 45 minutos para apresentação e 45 minutos para o período de debates, perfazendo uma carga horária de aproximadamente 18 horas.

7. METODOLOGIA E DISPOSIÇÕES GERAIS

– Para este seminário será utilizada a ferramenta de videoconferência disponível no Portal Eletrônico da ACDIA (WEBEX).

– As perguntas dirigidas aos conferencistas, por ocasião dos debates e colóquios, deverão ser remetidas pelos Coordenadores Nacionais, por escrito, via canal de Chat disponível na ferramenta WEBEX.

– Os Coordenadores Nacionais dos diversos colégios associados deverão redigir as questões apresentadas pelas respectivas assistências, cumprindo ao Coordenador responsável pela conferência a atribuição de expor cada questionamento ao conferencista.

– A terminologia utilizada – “seminário online” – deve-se ao emprego da plataforma WEBEX e não corresponde à possibilidade de acesso remoto às conferências, senão por meio dos locais pré-definidos pelos diversos colégios associados (número máximo de dois pontos de acesso por país).

– Os currículos dos conferencistas serão colocados à disposição dos assistentes com antecedência.

– As apresentações em mídia serão traduzidas para o Espanhol e para o Português, de acordo com o idioma nativo do palestrante.

– A emissão de certificados ficará a cargo da Secretaria Acadêmica do Seminário (CESEDEN-Espanha).

8. REGIME DE PRESENÇAS

– Paracadaatividadeseráelaboradauma“ListadePresença”,cujocontroleéencargo de cada Coordenador Nacional.

– O limite máximo de faltas por participante do Seminário é de 2 (duas) ausências.

– A tolerância de atraso será de 10 (dez) minutos após o início de cada conferência – passado esse período de flexibilidade, o participante será considerado faltoso.

– Os inscritos que concluírem o Seminário sem ultrapassar o limite de faltas receberão um certificado de participação assinado pelo Diretor do CESEDEN-Espanha, em nome dos Diretores dos Colégios de Defesa organizadores do Seminário.

– Os certificados serão enviados aos Coordenadores Nacionais, ao término da atividade, em formato digital e nele (no verso do certificado) constará a grade curricular do Seminário.

9. TRAJES

– Militares das Forças Armadas: Marinha 5.5, Exército 8oZ1, Aeronáutica 7oA.
– Forças Auxiliares: o correspondente aos das Forças Armadas.
– Civis: traje esporte, sendo vedado o uso de bermudas, minissaias, blusas decotadas,

chinelos, camisetas tipo regata etc.

10. INSCRIÇÕES

– Só serão aceitas as inscrições realizadas por via eletrônica, em formulário colocado à disposição do público em geral no Portal Eletrônico da ESG: https://www.esg.br/.

Para se inscrever clique aqui

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).