|

Usina solar do Ministério da Defesa gera economia e benefícios ambientais

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A primeira usina solar fotovoltaica da Esplanada dos Ministérios, inaugurada há cerca de três anos pelo Ministério da Defesa (MD) em Brasília, já gerou vantagens significativas, como a economia de mais de R$ 875 mil e a prevenção da emissão de 116,4 toneladas de CO2. Esses resultados refletem as boas práticas adotadas pelo MD e pelas Forças Armadas em prol da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente.

A usina, que utiliza energia solar como fonte alternativa, limpa, renovável e gratuita, foi instalada com um investimento de R$ 2,4 milhões e tem uma vida útil estimada de 25 anos. Com 1,6 mil painéis solares, a usina supre mais de 50% da energia consumida pelo prédio anexo do MD, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

O Tenente Vinicius Santos, do Departamento de Engenharia e Serviços Gerais do MD, ressalta que o projeto pioneiro visa à sustentabilidade, economia e inovação. Desde sua plena operação em setembro de 2020, a usina já gerou 1,33 gigawatt/hora (GWh) de energia, resultando em benefícios ambientais equivalentes ao plantio de quase 15 mil árvores.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas