A Universidade da Força Aérea (UNIFA), em ação conjunta com o Superior Tribunal Militar (STM), deu início, nessa segunda-feira (24/10) ao Curso de Extensão em Direito Militar, que tem a finalidade precípua de trazer, ao militar da Força Aérea Brasileira (FAB), aperfeiçoamento técnico-profissional nos processos relacionados ao Direito Militar Brasileiro. O evento contou com a presença de Oficias-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, além de juízes da Justiça Militar da União (JMU).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

i22102513542608989Na ocasião, o Comandante de UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, destacou a importância da realização do curso e, principalmente, da cooperação entre o STM e a UNIFA. “A Força Aérea agradece e congratula o Superior Tribunal Militar por empreender um curso desta magnitude que é representativo para o Comando da Aeronáutica e as demais força e instituições. Para esse primeiro curso, tivemos mais de 104 militares da FAB inscritos. O que evidencia o sucesso do curso, que é uma oportunidade única de aperfeiçoarmos esses conteúdos”, explicou o Oficial-General.

i22102513542707955O Ministro do STM, Tenente-Brigadeiro do Ar Francisco Joseli Parente Camelo, realizou a Aula Magna intitulada “Justiça Militar da União: 214 anos de história”, na qual abordou questões históricas do Brasil e das Forças Armadas, fatos estes presentes desde a Independência do Brasil. Em suas palavras iniciais, o Brigadeiro Joseli também retratou a participação da JMU em importantes fatos históricos do Brasil.

Ao final, o Diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), Ministro Artur Vidigal de Oliveira, ressaltou o quão é essencial qualificar os servidores da Justiça Militar. “Devemos nos dedicar um pouco mais à capacitação e aperfeiçoamento dos servidores e militares que nos assessoram na difícil tarefa de julgar”, frisou.

Curso de Extensão em Direito Militar

No Curso de Extensão em Direito Militar estão dispostos conhecimentos específicos sobre a Organização Judiciária Militar, bem como seus instrumentos. A proposta foi desenvolvida em uma conjugação de esforços entre as equipes do STM e os pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Ciências Aeroespaciais da UNIFA.

Desse modo, o curso incorpora a atualização de temas fundamentais para as instituições militares. Além disso, amplia uma conscientização sobre a conectividade por meio de ferramentas de tecnologia da informação.

Com esse aprimoramento técnico, os militares que atuam especialmente no assessoramento jurídico, ao se depararem com processos militares, conseguirão dar procedimento e celeridade ao processo, evitando a nulidade dos atos jurídicos.

Fotos: Sargento Viegas/ CECOMSAER 

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).