Freepik

Conhecido por sua defesa de um Brasil menor e mais simples, o deputado Julio Lopes (PP-RJ) tem atuado incansavelmente para tornar a vida do cidadão mais prática. É dele a Lei que consolida o CPF como número único do cidadão, eliminando a necessidade de cerca de 23 documentos anteriormente exigidos pelo Estado, além das Carteiras de Trabalho e de Habilitação digitais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 2023, Julio Lopes apresentou um plano de ação com nove áreas de gestão governamental nas quais o colegiado deve buscar soluções para simplificar a vida do cidadão. A administração tributária é uma das áreas em foco, alinhada com o Grupo de Trabalho da Reforma Tributária.

Ucrânia: Exemplo de Transformação Digital

Na próxima terça-feira, dia 20 de junho, a partir das 15h, Julio Lopes será o anfitrião de uma apresentação surpreendente, destacando o enorme potencial do Brasil para se tornar muito mais do que a 4ª nação mais digital do mundo.

Ao vivo, na Câmara dos Deputados, o renomado economista José Roberto Afonso dará uma aula sobre como a Ucrânia, mesmo em tempos de guerra e enfrentando imensos obstáculos e desafios, conseguiu se tornar o país mais digital do mundo!

A Busca pela Desburocratização

Precisamos desburocratizar o Brasil e só pela digitalização dos processos tornaremos o país mais ágil e a vida de todos mais fácil. O exemplo da Ucrânia vem para ilustrar que, mesmo diante de adversidades extremas, é possível transformar o cenário digital e simplificar a vida dos cidadãos.

Com a apresentação da próxima terça-feira, o deputado Julio Lopes e o economista José Roberto Afonso pretendem elucidar como a Ucrânia conseguiu alcançar tal feito e quais lições podem ser aproveitadas para acelerar o processo de digitalização e desburocratização no Brasil.

A transmissão poderá ser acompanhada pelas mídias do Deputado @juliolopes_rio ou pelo portal da Câmara dos Deputados, na tela da Comissão de Digitalização e Desburocratização:

https://youtube.com/@CamaradosDeputadosoficial

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).