Brasília (DF) – O 32º Grupo de Artilharia de Campanha (32º GAC) – Grupo D. Pedro I comemorou, em 9 de junho, no âmbito do Comando Militar do Planalto (CMP), o Dia da Arma da Artilharia, que celebra a data natalícia de seu Patrono Emílio Luiz Mallet, nascido em 10 de junho de 1801.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Júlio Cesar de Arruda e foi iniciada com as Unidades e Subunidades de Artilharia das guarnições de Brasília e Formosa-GO, entrando no pátio entoando a canção “Soldado de Artilharia”. Durante a cerimônia o General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante da Augusta Ordem de Santa Bárbara (AOSB), declamou o poema “Se” e foi entoada pela tropa a canção da Artilharia com a execução dos tradicionais tiros de salva ao final de cada estrofe.

Em homenagem ao Marechal Mallet, foi depositado um cesto de flores em frente ao busto do patrono da Arma de Artilharia e na sequência, ocorreu o desfile dos militares da ativa, veteranos artilheiros e dos alunos do grêmio de artilharia do Colégio Militar de Brasília (CMB). Após isso, os grupamentos presente desfilaram com uniformes históricos e insígnias das organizações militares (OM) de Artilharia do Exército Brasileiro e com uma representação de materiais, como viaturas do Sistema Astros e obuseiros 105mm L118 Light Gun. Para finalizar a formatura, a Bateria de Cerimonial Caiena executou uma demonstração do carrossel e da carga de Artilharia, lembrando do papel fundamental da Arma de Artilharia na história do Brasil.

A festividade contou com a presença de autoridades civis e militares, dentre elas, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Amin; o Eterno Comandante do 32º GAC, General de Exército R1 Ferrarezzi; o Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Dutra; o Diretor de Avaliação e Promoções, General de Divisão Pinto Sampaio; o Secretário Geral do Exército, General de Divisão Pontual; o Chefe do Centro Conjunto de Operações de Inteligência, General de Divisão Porto; o General de Divisão R1 Sant’ana; o Chefe da Assessoria de Gestão do Portfólio Estratégico do Exército, General de Divisão R1 Caixeta; o Chefe da 1ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, General de Brigada Gurgel; o Chefe da 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército, General de Brigada Fernandes; o Chefe do Escritório de Projetos do Exército, General de Brigada Marcus; o Comandante de Artilharia do Exército, General de Brigada Paixão; o Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Silva Néto; o General de Brigada R1 Leslie e o General de Brigada R1 Teche; além dos adidos militares do Reino Unido, Argentina, Vietnã, França, México, Paraguai, Namíbia, Israel e Tailândia, e dos Comandantes das OM da guarnição de Brasília e Formosa.

No final da atividade, os artilheiros e convidados presentes, participaram da tradicional confraternização e concluíram as comemorações da data com o tradicional brinde do copo d’água, lembrando o gesto do Marechal Mallet nos campos de batalha na Guerra da Tríplice Aliança (Guerra do Paraguai).

Fonte: 32º GAC

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).