Voiced by Amazon Polly

Google News

Definir um padrão mínimo de qualidade para os veículos utilizados pelas forças policiais para garantir a segurança dos profissionais que trabalham na linha de frente do combate ao crime. Esse foi o objetivo de um ensaio técnico realizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para orientar a aquisição de viaturas policiais.

Os ensaios ocorreram entre os dias 20 e 22 de julho e foram realizados com veículos de marcas que já são utilizadas pelas instituições de segurança pública. No trabalho, foi adotada metodologia científica para a elaboração de uma norma técnica que vai definir os requisitos mínimos e a validação de características que deverão ser empregadas nas viaturas policiais.

“A nota técnica vai orientar as instituições de segurança pública federais e estaduais nas futuras aquisições de veículos com certificação de qualidade. É importante ressaltar que a norma tem caráter orientativo e é facultada às aquisições realizadas por Estados com recursos próprios. No entanto, ela vai otimizar a aplicação dos recursos investidos e potencializar a melhoria e a eficiência das contas públicas”, explicou o secretário nacional de segurança pública do Ministério da Justiça, Renato Paim.

“Além de aumentar a qualidade dos produtos adquiridos pelas instituições, a iniciativa visa a segurança dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à criminalidade no país e a garantia de condições favoráveis para o serviço prestado à sociedade”, acrescentou o secretário.

Testes

Foram testadas a aceleração do veículo, avaliação dos pneus, frenagem, transposição de obstáculos, slalom (zigue-zague), circuito urbano, entre outros.

Os ensaios técnicos ocorreram no autódromo de Goiânia (GO) e as viaturas foram conduzidas por profissionais especializados em direção veicular da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, além da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.

A ação faz parte do Programa Nacional de Normalização e Certificação de Produtos de Segurança Pública (Pró-Segurança), coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Modernização de equipamentos

A ação segue um dos objetivos da lei que criou a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e instituiu o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), no sentido de incentivar a modernização de equipamentos, a investigação e a perícia e para a padronização de tecnologia dos órgãos e das instituições de segurança pública.

Fonte: Gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui