No antigo Compartimento de Comando do “Riachuelo”, o Vice-Almirante Obino rememorou as missões que participou comandando o submarino

Uma saudosa imersão ao passado: assim pode ser definida a visita, em 17 de março, do Vice-Almirante José Luiz Feio Obino ao Submarino-Museu “Riachuelo”, do qual foi o primeiro comandante, de março de 1977 a março de 1979.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Trata-se do sexto navio e o segundo submarino da Marinha a ostentar esse nome, em homenagem à Batalha Naval do Riachuelo. Reclassificado como “submarino-museu”, em novembro de 1997, por ocasião de sua baixa do serviço ativo, ele é desde então uma das atrações do Espaço Cultural da Marinha, no Rio de Janeiro, administrado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

visita smriachuelo va obino 02 nomar1
Mostra de Armamento do Submarino “Riachuelo”, na cidade portuária
de Barrow-in-Furness, no condado de Cúmbria, na Inglaterra, em 1977

Designado para comandar o mais novo submarino da Armada brasileira à época, o então Capitão de Fragata Obino liderou o Grupo de Recebimento do “Riachuelo”, composto por 7 oficiais e 57 praças. Incorporado à Marinha em 27 de janeiro de 1977, o “Riachuelo” teve sua Mostra de Armamento realizada em 12 de março de 1977, recebendo o indicativo visual “S-22”. Ao longo das suas duas décadas de operações, contabilizou cerca de 182 mil milhas navegadas, 1.283,5 dias de mar e 17.699 horas e 41 minutos de imersão.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).