A 3ª Edição da SpaceBR Show acontecerá entre os dias 9 e 11 de maio no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O evento, considerado um dos maiores do setor no Brasil, conta com o apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e visa apresentar o potencial de novos negócios gerados pela exploração espacial para a comunidade latino-americana. Para isso, a feira conectará empresas privadas, governo, universidades, institutos de pesquisa, startups, investidores e usuários das soluções advindas do espaço.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação da Força Aérea Brasileira (FAB)

2

A Força Aérea Brasileira (FAB) marcará presença na feira com um estande de 44 m², onde apresentará, durante os três dias, o funcionamento de um de seus principais projetos estratégicos, o Centro de Lançamento de Alcântara. O estande incluirá informações sobre os vetores VSB-30, VS-30 e V-40, além dos satélites ITASAT-2 e SPORT. Militares especializados no assunto também participarão de fóruns, fortalecendo o debate com empresas e centros de pesquisa.

Expectativas para a SpaceBR Show 2023

De acordo com o Coronel Aviador Edgard Vale Ribeiro, coordenador do evento pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), a expectativa é que a FAB repita o sucesso de sua participação na feira em 2022, mostrando a capacidade já existente, fortalecendo laços com o setor e abrindo caminho para futuras parcerias. A SpaceBR Show é realizada anualmente e tem como objetivo promover a disseminação do conhecimento sobre o espaço e incentivar o desenvolvimento de tecnologias e soluções para a exploração espacial.

Sinergia com outros eventos

Em 2023, a previsão é que a SpaceBR Show receba 5 mil participantes, 100 expositores, 30 países e 180 palestrantes. De forma simultânea, acontecerão outros dois eventos com grande sinergia: o MundoGEO Connect, sobre geotecnologias; e a DroneShow, sobre drones.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).