Rio de Janeiro (RJ) – No dia 17 de dezembro, a Biblioteca do Exército (BIBLIEx) – Casa do Barão de Loreto – completa 141 anos de história e tradição. E no último dia 15, foi realizada a solenidade comemorativa ao Aniversário da Biblioteca, no Salão de Honra do Comando Militar do Leste.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento contou com a presença de autoridades militares e civis, dentre elas, o antigo e eterno Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército Flavio Marcus Lancia Barbosa, o antigo Comandante Militar do Leste e Membro do Conselho Editorial, General de Exército Rui Alves Catão, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, dentre outros oficiais-generais da ativa e veteranos e o Diretor da Biblioteca do Exército, Coronel Eduardo Biserra Rocha.

Também estiveram presentes ilustres integrantes do Conselho Editorial da BIBLIEx, comandantes de organizações militares, militares da Marinha do Brasil, o vencedor do Concurso Literário Franklin Dória-2022, personalidades do meio cultural e demais convidados.

Durante esse momento marcante, a BIBLIEx realizou o último lançamento de livros do Editorial 2022 da Coleção General Benício. Foi lançado também o 1º Livro do Projeto Pensadores do Brasil – 200 Anos de Independência e mais duas obras avulsas comemorativas.

Na oportunidade, foram lançadas as obras: “A Terceira Revolução: XI Jinping e o Novo Estado Chinês”, de Elizabeth C. Economy; “Diplomacia, Jogos Políticos, Intrigas e Guerra: A Relação entre Alemanha e Brasil (1937-1942)”, de Andrea Helena Petry Rahmeier; “Napoleão no Campo de Batalha”, de Jean Tulard; “Uniformes do Exército Brasileiro (1730 – 1922)”, organizado por Gustavo Barroso; “Uma Geopolítica para a integração África-Brasil”, de Carlos Patrício Freitas Pereira; “Laços de Honra”, de Paula Mariane e “Duque de Caxias: O Patrono do Exército Brasileiro”, de Cláudio Moreira Bento.

As sete obras lançadas trazem registros que nos permitem compreender melhor os relevantes episódios da história militar e política nacionais e internacionais, sendo destinadas ao público civil e militar que aprecia uma boa leitura.

Após o encerramento do evento, os convidados foram brindados com os livros autografados pelos autores: General de Divisão Veterano Carlos Patrício Freitas Pereira, Coronel Veterano Cláudio Moreira Bento e a jornalista Paula Mariane.

Fonte: BIBLIEx

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).