Na manhã deste domingo (9), brasilienses e turistas presenciaram sobrevoo de duas aeronaves de caça F-5 e de um KC-390, da Força Aérea Brasileira (FAB). A atividade foi uma das atrações na solenidade de substituição da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). A cerimônia contou com a participação do Ministro da Defesa e do Comandante da Aeronáutica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

771026b8-e534-4b97-a18a-b35db093ed2f.jpg

O evento teve, ainda, apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB, com músicas alusivas ao Bicentenário da Independência. O hasteamento da nova Bandeira Nacional simultaneamente aos voos das aeronaves foi o momento marcante da celebração.

Estiveram presentes, também, o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA) e o Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, entre outras autoridades civis e militares.

53c0faff-f2f8-44e4-be71-30c04867187a.jpg

Evento cívico

A solenidade de troca da Bandeira é realizada sempre no primeiro domingo de cada mês, sob a responsabilidade do Ministério da Defesa. Em sistema de revezamento, participam na coordenação a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e o Governo do Distrito Federal. Desta vez, em virtude do primeiro turno das eleições, a cerimônia ocorreu no segundo domingo.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).