|

Simpósio de Defesa e Segurança Internacional desvenda as principais ameaças do cenário geopolítico atual

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Nos dias 19 e 20 de junho, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) foi palco do impactante simpósio “Defesa e Segurança Internacional: questões e perspectivas”. O principal objetivo desse evento foi ampliar a compreensão e debater as questões mais relevantes sobre Defesa e Segurança, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Foi uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes instituições.

Destaque à Colaboração com o King’s College London

Jornalista Hélter Duarte foi um dos moderadores do debate com a participação de perguntas do público presente – Imagem: CIASC

Durante o simpósio de dois dias, houve exposições de autoridades nacionais e palestras de professores do King’s College London (KCL), uma instituição reconhecida por sua expertise na área de Defesa e Segurança. A importância dessa colaboração foi ressaltada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Ele destacou a participação de profissionais renomados da KCL, incluindo vários laureados com o Prêmio Nobel.

A Importância da Interação com o Universo Acadêmico

Estudantes de diversas universidades marcaram presença no simpósio – Imagem: CIASC

A interação da Marinha com o universo acadêmico também foi uma questão chave discutida durante o evento. A importância de compartilhar conhecimentos, experiências e visões foi destacada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. Para ele, essa troca é fundamental para analisar os complexos aspectos relacionados ao compromisso da Força Naval com a Defesa e o desenvolvimento do Brasil.

Novos Desafios no Cenário Global de Defesa e Segurança

Participantes tiveram a oportunidade de ver, de perto, diversos meios operativos do Corpo de Fuzileiros Navais – Imagem: CIASC

O evento também trouxe à tona os novos desafios que o cenário global enfrenta na área de Defesa e Segurança. O Embaixador Rubens Barbosa, Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, salientou a mudança total no cenário internacional e o surgimento de uma nova perspectiva global, onde a Ásia poderá se tornar o centro das relações econômicas, políticas e sociais nas próximas décadas. O Vice-Decano Internacional do King´s College London, Professor Doutor Vinicius Mariano de Carvalho, também abordou as perspectivas do Norte e do Sul global, destacando os domínios tecnológicos e culturais específicos que estão em constante evolução.

A Transformação Contínua do Mundo e as Instituições de Defesa

O mundo está em constante transformação, e as instituições de defesa, como salientou o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga, enfrentam o desafio de planejar olhando para frente em um ambiente de alta incerteza. Assim, é essencial aprofundar os estudos para minimizar erros nas decisões estratégicas.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas