Nos dias 19 e 20 de junho, o Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) foi palco do impactante simpósio “Defesa e Segurança Internacional: questões e perspectivas”. O principal objetivo desse evento foi ampliar a compreensão e debater as questões mais relevantes sobre Defesa e Segurança, tanto no âmbito nacional quanto internacional. Foi uma oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências entre especialistas de diferentes instituições.

Destaque à Colaboração com o King’s College London

Jornalista Hélter Duarte foi um dos moderadores do debate com a participação de perguntas do público presente – Imagem: CIASC

Durante o simpósio de dois dias, houve exposições de autoridades nacionais e palestras de professores do King’s College London (KCL), uma instituição reconhecida por sua expertise na área de Defesa e Segurança. A importância dessa colaboração foi ressaltada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (CEMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Ele destacou a participação de profissionais renomados da KCL, incluindo vários laureados com o Prêmio Nobel.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Importância da Interação com o Universo Acadêmico

Estudantes de diversas universidades marcaram presença no simpósio – Imagem: CIASC

A interação da Marinha com o universo acadêmico também foi uma questão chave discutida durante o evento. A importância de compartilhar conhecimentos, experiências e visões foi destacada pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes. Para ele, essa troca é fundamental para analisar os complexos aspectos relacionados ao compromisso da Força Naval com a Defesa e o desenvolvimento do Brasil.

Novos Desafios no Cenário Global de Defesa e Segurança

Participantes tiveram a oportunidade de ver, de perto, diversos meios operativos do Corpo de Fuzileiros Navais – Imagem: CIASC

O evento também trouxe à tona os novos desafios que o cenário global enfrenta na área de Defesa e Segurança. O Embaixador Rubens Barbosa, Presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior da FIESP, salientou a mudança total no cenário internacional e o surgimento de uma nova perspectiva global, onde a Ásia poderá se tornar o centro das relações econômicas, políticas e sociais nas próximas décadas. O Vice-Decano Internacional do King´s College London, Professor Doutor Vinicius Mariano de Carvalho, também abordou as perspectivas do Norte e do Sul global, destacando os domínios tecnológicos e culturais específicos que estão em constante evolução.

A Transformação Contínua do Mundo e as Instituições de Defesa

O mundo está em constante transformação, e as instituições de defesa, como salientou o Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga, enfrentam o desafio de planejar olhando para frente em um ambiente de alta incerteza. Assim, é essencial aprofundar os estudos para minimizar erros nas decisões estratégicas.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).