O Ministério da Defesa (MD) promoveu o Simpósio “A Defesa e o Poder Nacional” na Escola Superior de Defesa, em Brasília (DF), com o objetivo de fortalecer a mentalidade de defesa na sociedade brasileira. O evento, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de abril, reuniu civis e militares para discutir os principais projetos estratégicos de defesa da Pasta e das Forças Armadas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Revisão do Livro Branco de Defesa Nacional

simposio md 28

O Assessor Especial de Planejamento do MD, General de Brigada Fernando Marques de Freitas, destacou os trabalhos de revisão do Livro Branco de Defesa Nacional (LBDN). A revisão busca levantar os principais aspectos relacionados à defesa de maneira prática, balizando um trabalho interministerial.

Temas abordados no simpósio

Foram abordados temas como “A Defesa e a Logística Nacional”, “A Defesa e a Base Industrial de Defesa”, “Programas Nuclear e de Desenvolvimento de Submarinos”, “As aeronaves KC-390 e F-39 Gripen” e “Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa)”, entre outros. Grupos de trabalho foram constituídos para debater e refletir sobre os temas apresentados.

Portfólio de Projetos Estratégicos de Defesa 2020-2031

Aprovado pelo Conselho Superior de Governança do Ministério da Defesa, o Portfólio de Projetos Estratégicos de Defesa 2020-2031 documenta as principais iniciativas estratégicas de defesa, incluindo programas e projetos de alta relevância para o setor.

Benefícios para a sociedade brasileira

simposio md 17

As iniciativas estratégicas de defesa contribuem para a implementação do Portfólio, trazendo benefícios à sociedade brasileira, como o desenvolvimento de tecnologias de uso dual, capacitação de profissionais, geração de empregos e promoção da interação da Defesa com outros setores estratégicos nacionais e internacionais.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).