A Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD) marcou presença na 10ª Reunião do Comitê da Indústria de Defesa do Rio Grande do Sul (RS), que ocorreu no município de Guaíba, no dia 8 de novembro. O evento foi organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Seprod_no_RS_1.jpg

O objetivo foi promover ações do Ministério da Defesa (MD) relativas à Base Industrial de Defesa (BID). Durante o encontro, foram destacadas a atuação da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) e a criação do Centro Tecnológico Aero, da Aeromot Aeronaves e Motores.

O Coordenador do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Pasta, Coronel Engenheiro Rafael Aquino dos Santos, abordou o tema “Ações do Ministério da Defesa para o fortalecimento da BID e o Protocolo de Intenções Mútuas com o SENAI/FIERGS”.

Seprod_no_RS_2.jpg

O oficial explicou a importância de fatores como a tríplice hélice ꟷ indústria, universidade e governo ꟷ no fomento de projetos de inovação na BID. “Não podemos ter soberania sem fortalecer nossos produtos de defesa e sem capacidade de desenvolvimento tecnológico. É preciso ter uma indústria de defesa autossustentável”, assinalou.

Seprod_no_RS_3.jpg

Outros temas de relevância em debate foram “O papel da ABIMDE no cenário contemporâneo” e “O Novo Centro Tecnológico Aero e aeronaves Diamond”. Representantes de empresas da FIERGS aproveitaram a ocasião para sanar dúvidas com os palestrantes, apresentar sugestões para aumentar o fomento às indústrias e se disponibilizaram a buscar soluções para assegurar a permanência de profissionais qualificados no estado e no País.

Por Carolina Militão
Fotos: Divulgação SEPROD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).