Teve início nesta quarta-feira (12), o 1º Seminário de Tecnologias de Interesse da Defesa: Computação e Comunicação Quântica. A proposta do evento é debater, incentivar e divulgar as principais iniciativas em Computação Quântica que vêm sendo desenvolvidas no País. Sob a coordenação do Ministério da Defesa, o Seminário segue amanhã (13), de forma virtual, das 9h às 17h30.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Após as palavras iniciais, proferidas pelo Secretário de Produtos de Defesa (Seprod), Marcos Rosas Degaut Pontes, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, fez, a convite da coordenação, a abertura do evento. O Almirante destacou a importância de o País deter o domínio da Computação Quântica e o quanto o emprego dessa tecnologia pode ser útil às Forças Armadas e no desenvolvimento de produtos de Defesa.

Programação
Com mais de mil visualizações, o primeiro dia do evento teve dois blocos com três painéis cada. O primeiro painel foi ministrado pelo presidente da Academia Brasileira de Ciências, o professor e físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Davidovich. O tema abordado foi Tecnologia Quântica: Aplicações em Criptografia e Computação.

Ainda pela manhã houve dois outros painéis. A Diretora Instituto de Física da UFRJ, Belita Koiller, trouxe informações sobre “Computação Quântica baseada em semicondutores”. E o Capitão de Fragata Glaucio Alves de Oliveira, do Centro de Análises de Sistemas Navais da Marinha, falou sobre a “Criptografia Pós-Quântica: Pesquisa e Desenvolvimento na Marinha do Brasil”.

O segundo bloco do seminário teve três palestras. A primeira delas foi sobre “Computadores Quânticos: estado da arte e perspectivas para os próximos anos”, ministrada pelo doutor Ivan Oliveira, do Centro de Pesquisas Físicas (CBPF). Na sequência, o doutor Fernando Araujo Moreira, do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos, abordou “Desenvolvimento de Tecnologias Quânticas para as Forças Armadas do Brasil”. No último painel o engenheiro Sergio Schmiegelow, da empresa brasiliense Dígitro Tecnologia, apresentou aos participantes o tema “Introdução à Computação Quântica”.

20210512_seminário1.jpg

Ao final de cada bloco foi aberto espaço de 30 muitos para os debates, que foram conduzidos pela coordenadora do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da Seprod, Fernanda Correa.

Nesta quinta-feira (13), o evento tem continuidade com seis painéis em dois blocos. Entre o temas, serão abordados: “Computação e Comunicação Quântica: Iniciativas Estratégicas em Prol da Defesa”, “Perspectivas de Mercado da Computação Quântica e Impactos na Competitividade Mundial” e “Sistema de Informação para o Setor Aeroespacial”.

Por Soraya Brandão
Foto: Gladston Lucas

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).