Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A cidade de Manaus (AM) foi palco, no início de junho, de um evento que une memória, homenagem e valorização do legado militar: a Semana do Guerreiro de Selva. Realizado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), o evento tem como principal objetivo promover a integração entre a sociedade civil e militar, além de ressaltar a contribuição do Coronel Jorge Teixeira, conhecido como “Teixeirão”. As atividades que se destacaram neste ano foram a Marcha da Saudade e a Homenagem ao “Teixeirão”.
Marcha da Saudade
A Marcha da Saudade é um marco dentro da Semana do Guerreiro de Selva. Este evento busca relembrar os feitos históricos e a memória dos militares que contribuíram para o desenvolvimento do CIGS e para a formação do Guerreiro de Selva. Durante a marcha, os participantes percorrem um trajeto simbólico, revivendo momentos importantes da história, rememorando missões, amizades e dificuldades vividas na selva.
Homenagem ao “Teixeirão”
O “Teixeirão”, patrono do CIGS, recebeu uma homenagem especial durante o evento, em reconhecimento ao seu papel significativo na formação e consolidação do conceito do Guerreiro de Selva. Ele também foi o primeiro comandante do CIGS, prefeito de Manaus e governador do Território e do estado de Rondônia.
Os Guerreiros de Selva e o CIGS
Os Guerreiros de Selva são profissionais altamente adaptados às condições e desafios encontrados na selva. Eles recebem treinamento em diversas habilidades, como técnicas de sobrevivência, orientação na selva, obtenção de alimentos e água, navegação fluvial, combate em terreno restrito, camuflagem e táticas de guerrilha.
O CIGS é o responsável pela formação de Guerreiros de Selva no Brasil. Localizado em Manaus, o centro já especializou 7.099 guerreiros de selva, sendo 634 de nações amigas. Criado em 1964, após a experiência do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o CIGS é essencial no desenvolvimento de tropas especializadas em combate na selva.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395