A ScioTeq, empresa representada pela Simtech, firmou em abril deste ano um contrato com a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) da Força Aérea Brasileira (FAB), para o fornecimento de 73 monitores MDP-471, que serão empregados no Controle de Tráfego Aéreo (ATC).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A linha de monitores MDP-471 é utilizada no segmento de Controle de Tráfego Aéreo desde 2000. Dois anos após seu lançamento, a ScioTec (na época, sob a marca Barco) entregava as primeiras nove unidades para o Centro de Controle de Aproximação do Rio de Janeiro (APP-RJ). Desde então foram fornecidas mais de 700 unidades para todos os Centros de Controle (ACC e APP) do país.

Atualização constante

A aquisição desses monitores faz parte de um programa de atualização constante dos sistemas de Controle do Tráfego Aéreo por parte da FAB. A Simtech vem atuando neste campo, como representante da ScioTeq, há 20 anos, acompanhando dessa forma o desenvolvimento tecnológico e as novas demandas surgidas da expansão da aviação comercial no país.

Os novos monitores entregues para o CISCEA fazem parte da quarta geração deste equipamento, garantindo assim que o sistema de Controle de Tráfego Aéreo siga com equipamentos atualizados. “Alguns centros possuem monitores com mais de 7 anos de uso, tornando prudente sua substituição”, explica Antonio Costa Neto, responsável pelo desenvolvimento de negócios da Simtech no Brasil. “A constante necessidade de adequação, em virtude da demanda operacional ou pelo avanço tecnológico, faz com que o projeto do monitor não pare de ser revisado”.

Costa Neto lista fatores fundamentais nas atualizações do monitor, como reduzir pontos de fadiga no operador ATC, provocados pela exposição contínua do ambiente operacional, e mitigar as possíveis causas de falha nos componentes do monitor.

Avanços

O modelo MDP-471 possui resolução de 2Kx2K em uma tela de 28”, módulos eletrônicos com redundância e componentes eletrônicos de alta performance, que oferecem ao controlador imagens de alta resolução e nitidez, tornando mais seguro e eficaz a operação do controle do espaço aéreo.

Além dos monitores MDP-471, a Simtech foi responsável pelo fornecimento de outros equipamentos para a Força Aérea Brasileira, como os PAR 2000, sistema de aproximação radar utilizado no Controle de Aproximação de Áreas Terminais; e os radares meteorológicos DWSR-8500S do Sistema de Vigilância da Amazônia (SIVAM). Esses equipamentos foram fornecidos pela Simtech na qualidade de representante da ITT Gilfillan /Exelis (hoje L3Harris) e Enterprise Electronics Corporation (EEC), respectivamente.

Fonte: Portal BIDS

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).