A Saab tem aprimorado cada vez mais suas soluções de Treinamento & Simulação e uma de suas iniciativas é realizada em conjunto com a Comunidade de Usuários Interoperáveis (do termo em inglês Interoperability User Community – IUC). A instituição, que atua para aumentar os exercícios multinacionais e os requisitos de interoperabilidade, tem uma parceria com a Saab desde 2008. Essa colaboração internacional entre as forças armadas tem desempenhado um papel importante para o desenvolvimento de soluções que apoiem as necessidades do campo de batalha moderno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atualmente, as forças armadas da Holanda, Alemanha, Áustria, Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Reino Unido, o Sétimo Exército dos EUA, República Tcheca, Eslovênia e Chile fazem parte da iniciativa. Entre as ações de cooperação destacam-se o desenvolvimento da interface óptica OSAG 2.0, tabelas balísticas de munições, dados sobre a capacidade de penetração dos diferentes tipos de munição e diretrizes para determinação da vulnerabilidade de alvo.

“A Saab mantém relações estreitas e duradouras com muitos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e tem atuado de acordo com suas recomendações. Nossa unidade de negócios de Treinamento e Simulação é composta por engenheiros e cientistas, muitos deles com experiência militar, para oferecermos tecnologia e desempenho para que nossos clientes possam lidar com os desafios atuais e futuros”, afirma Virgílio Veiga, diretor de Vendas da Saab do Brasil.

As lições aprendidas mostram que o sucesso da missão no ambiente de combate multidimensional de hoje se relacionam com a capacidade de planejar, coordenar e sincronizar ações em todo o espectro de operações de serviço, conjuntas, interagências, intergovernamentais e multinacionais. Por essa razão, a filosofia de treinamento da Saab é baseada no fornecimento de flexibilidade e fidelidade de treinamento fornecida por uma equipe de especialistas sempre voltada para o futuro.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).