Wikimedia Commons (www.president.gov.ua)

As forças russas intensificaram a ofensiva na Ucrânia com vários ataques às regiões de Kiev e Odessa, antecipando as comemorações do Dia da Vitória. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, marcou as celebrações da vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, afirmando que a Rússia será derrotada como o nazismo.

Zelensky, em um discurso em vídeo, afirmou que “todo o velho terror que a Rússia moderna está trazendo de volta será derrotado da mesma forma que o nazismo”. Ele comparou a guerra na Ucrânia à Segunda Guerra Mundial, dizendo que a ofensiva russa tem o mesmo objetivo: “escravizar ou destruir”.

O presidente ucraniano também prometeu propor ao Parlamento uma lei para declarar 8 de maio como o Dia da Vitória contra o nazismo na Ucrânia, alinhando-se com o resto dos países europeus. A Rússia intensificou os ataques a Kiev e outras cidades antes das comemorações do Dia da Vitória, com pelo menos 16 ataques com mísseis e 61 ataques aéreos com drones.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).