Selos comemorativos marcam 30 anos do Acordo Naval Brasil-Namíbia

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Em uma celebração histórica, a Namíbia lançou uma série de selos comemorativos pelos 30 anos do Acordo de Cooperação Naval com o Brasil. Durante uma cerimônia em Windhoek, a NamPost destacou a importância dessa parceria, que se consolidou como a mais longa e bem-sucedida colaboração militar do Brasil com um país africano. A cooperação, iniciada em 1994 com a chegada da Fragata “Niterói”, permanece um marco na diplomacia naval brasileira.

História da Cooperação Naval Brasil-Namíbia

A parceria entre Brasil e Namíbia começou logo após a independência do país africano, que ocorreu em 1990. No entanto, o marco inicial dessa colaboração aconteceu em 2 de março de 1994, quando a Fragata “Niterói”, da Marinha do Brasil, foi o primeiro navio militar a atracar no Porto de Walvis Bay, já sob a soberania namibiana. Dois dias depois, em 4 de março de 1994, o Acordo de Cooperação Naval foi formalmente assinado em Windhoek, estabelecendo as bases para o apoio brasileiro na criação e desenvolvimento da Marinha da Namíbia. Esse gesto de amizade se tornou um símbolo de cooperação e é um dos eixos principais das relações bilaterais entre os dois países.

Selos Comemorativos

Imagem: NamPost

Para marcar os 30 anos dessa cooperação, a NamPost lançou uma série de três selos comemorativos, cada um retratando momentos marcantes da parceria. Um dos selos destaca a visita do então Presidente da Namíbia, Sam Nujoma, à Fragata “Niterói”, em 1994, logo após a chegada do navio brasileiro ao porto de Walvis Bay. A imagem que ilustra o selo também estampa o envelope de primeiro dia de circulação. Outro selo homenageia o Navio Hidrográfico “Sirius”, que realizou um levantamento detalhado da costa namibiana em 1997, trabalho que resultou na confecção da Carta Náutica de Aproximação ao Porto de Walvis Bay. O terceiro selo mostra a cooperação em ação, com a imagem de tripulantes do NS “Elephant” e do Navio-Patrulha “Araguari”, da Marinha do Brasil, durante um exercício conjunto em 2023.

Conquistas da Cooperação Naval

Ao longo das últimas três décadas, o Acordo de Cooperação Naval Brasil-Namíbia tem sido fundamental para o fortalecimento da Marinha namibiana. Militares brasileiros desempenharam um papel crucial na formação e capacitação dos marinheiros namibianos, garantindo treinamento técnico e operacional em áreas como hidrografia, navegação e operações de combate naval. O apoio contínuo da Marinha do Brasil ajudou a desenvolver a capacidade operacional da Marinha da Namíbia, que hoje se destaca como uma força naval competente no Atlântico Sul. Além disso, essa cooperação serviu como modelo para a atuação do Brasil em outros países africanos, como Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Celebração e Importância Diplomática

A cerimônia de lançamento dos selos, realizada na residência oficial da embaixadora do Brasil em Windhoek, contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, incluindo a Embaixadora do Brasil na Namíbia, Vivian Loss Sanmartin, e o Chefe de Aquisições da Marinha da Namíbia, Contra-Almirante Lazarus Shitaleni. Durante o evento, a Embaixadora ressaltou a importância da diplomacia naval e destacou que os 30 anos de cooperação entre as duas nações são um exemplo de sucesso e aprendizado mútuo. Em seu discurso, a Vice-Ministra das Relações Internacionais e Cooperação da Namíbia, Jenelly Matundo, elogiou a parceria e lembrou que a Cooperação Naval Brasil-Namíbia é uma das histórias mais bem-sucedidas da relação entre os dois países. A emissão dos selos comemorativos é um reconhecimento da importância dessa aliança e simboliza o fortalecimento dos laços diplomáticos e culturais entre Brasil e Namíbia.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui