O Kremlin reagiu com preocupação à notícia de que os Estados Unidos e a Alemanha planejam armar a Ucrânia com dezenas de tanques de batalha. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que essa ação é vista como envolvimento direto do Ocidente no conflito e que está crescendo. O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que os tanques não representam ameaça ofensiva à Rússia e que são necessários para ajudar os ucranianos a melhorar sua capacidade de manobra em terreno aberto. A Ucrânia tem procurado tanques modernos para formar um “punho de liberdade” que poderia permitir que suas tropas rompam as linhas defensivas russas e recuperem território ocupado. A Rússia, que iniciou a guerra ao invadir a Ucrânia em 2014, tem retratado o conflito como um confronto com a Otan.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).