Segundo a professora Margarida Kunsch, a comunicação na sociedade moderna transcende o aspecto meramente técnico e tático, enfatizando a importância do diálogo interativo entre instituições e população. Neste cenário, a Marinha do Brasil (MB) tem se destacado por suas campanhas interativas e por sua aproximação crescente com a sociedade brasileira. Essa abordagem moderna de comunicação foi particularmente evidente nas celebrações do Dia da Marinha e do Dia do Marinheiro em 2023.

Visão do Especialista Dr. Vinícius de Carvalho

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Prof. Dr. Vinícius de Carvalho em entrevista à Rádio Marinha. Imagem: Marinha do Brasil

Dr. Vinícius de Carvalho, professor de Comunicações Estratégicas do Departamento de Estudos de Guerra do King’s College, avalia positivamente as iniciativas de comunicação da MB. Ele ressalta a importância de as Forças Armadas, especialmente a Marinha, manterem um canal eficaz de interlocução com a sociedade brasileira, envolvendo não apenas a emissão de mensagens, mas também a interação e o diálogo.

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A Importância da Comunicação para a Defesa Nacional

O Prof. Dr. Carvalho enfatiza que a tarefa da comunicação estratégica vai além da manutenção da imagem das Forças Armadas. É fundamental que essa comunicação demonstre o papel das Forças Armadas para o Brasil atual, abordando as ameaças nacionais e internacionais e as respostas necessárias a elas. Essa abordagem inclui tanto as relações entre Estados quanto os desafios impostos por atores não estatais, como o crime organizado transnacional.

Construção da Mentalidade Marítima e Perspectiva Futura

O especialista também discute a importância de construir uma consciência marítima no Brasil, destacando o potencial do mar para a identidade e economia nacional. Ele compara o Brasil ao Reino Unido, ressaltando a necessidade de cultivar constantemente essa consciência marítima e a importância da Amazônia Azul para a segurança e defesa nacionais.

O Sucesso da Comunicação da Marinha

A abordagem comunicativa da Marinha do Brasil é exemplar em combinar passado, presente e futuro, destacando sua atuação tanto em águas interiores quanto na Amazônia Azul. As campanhas da MB são elogiadas por promover a segurança e a defesa nacionais e por ampliar a percepção pública sobre a relevância da Marinha na vida nacional.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).