A XV Reunião do Grupo Multidisciplinar de Acompanhamento da Implantação (GMAI) aconteceu nos dias 17 e 18 de maio, promovida pela Sétima Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER). O foco principal do evento foi discutir o andamento dos Projetos F-39 Gripen e KC-390 Millennium. O GMAI funciona como um mecanismo de integração desses importantes projetos estratégicos da Força Aérea Brasileira (FAB), favorecendo o gerenciamento e a otimização da cooperação entre os diversos Órgãos de Direção Setorial (ODS) envolvidos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Destaque para o F-39 Gripen

No primeiro dia, a discussão girou em torno do F-39 Gripen. Além de aspectos técnicos, logísticos e operacionais relacionados à implantação da aeronave, a infraestrutura de suporte para a operação do novo vetor foi também uma questão de destaque. Isso incluiu as obras em andamento na Base Aérea de Anápolis (BAAN), essenciais para o bom funcionamento do projeto.

Importância do KC-390 Millennium

Já no dia 18, os trabalhos se concentraram na implantação na Base Aérea de Anápolis (BAAN) e na Base Aérea do Galeão (BAGL), do maior projeto militar da indústria aeroespacial brasileira: o KC-390 Millennium. A recente certificação da aeronave em sua versão Full Operational Capability (FOC) representou um grande marco, confirmando que o projeto atende a todos os requisitos definidos pela FAB e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.

A XV Reunião do GMAI comprovou a relevância destes encontros para a evolução dos projetos estratégicos da FAB, proporcionando uma valiosa oportunidade de troca de experiências e soluções para desafios comuns. Esses eventos seguem fortalecendo a coordenação e integração entre os vários setores da Força Aérea Brasileira, o que é fundamental para o sucesso dos projetos em andamento.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).