Por Júlia Campos

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

À frente de relevantes debates sobre Biossegurança, Bioproteção e Tecnologias Sensíveis na área Biológica, representantes do Ministério da Defesa participaram do Workshop de Integração, promovido no Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém, no Pará. O evento ocorreu na quinta-feira (23) e nesta sexta-feira (24), e contou com a parceria dos Ministérios da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovações; além do SENAI – Sistemas Avançados de Saúde (SENAI/CIMATEC).

No primeiro dia do Workshop, o Diretor de Saúde e Assistência Social do Ministério da Defesa, Brigadeiro Médico Laerte Lobato de Moraes, acompanhado da Coordenadora do Departamento, Patrícia Siqueira de Medeiros, explanaram sobre “Biossegurança e Bioproteção no âmbito da Defesa”.

Foto 1 - workshop.jpg

Tecnologias sensíveis na área biológica de interesse da Defesa foi outro tema em destaque, analisado pelo Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da pasta da Defesa, General de Brigada Moacir Rangel Junior, e pelo Coordenador desse Departamento, Coronel Jorge Alberto Peixoto Junior.

Além dos debates, foram realizadas visitas técnicas nos principais laboratórios do IEC. Ainda, representaram a Pasta o Coordenador da Divisão de Promoção Comercial (DIVCOM), Capitão de Mar e Guerra (FN) Pedro Oliveira de Sá, e o Coordenador da Divisão de Saúde (DISAU), Major Luiz Eduardo de Azevedo Ramos da Silva.

Foto 4 - workshop.jpg

Fotos: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).