Soamarinas Mariana, Alice e Lorena, e o Almirante Carlos Chagas, Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais

Representantes do Grupo de Estudos Estratégicos Raul Soares, uma iniciativa apoiada pela Sociedade Amigos da Marinha de Belo Horizonte (SOAMAR-BH), foram recebidas com honras no Centro de Estudos Almirante Sylvio de Camargo dos Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro. A visita, realizada recentemente, proporcionou um diálogo frutífero com altos comandantes da Marinha, marcando um momento significativo de interação entre civis e militares na discussão de temas estratégicos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participantes e Interações

A equipe do Grupo de Estudos, composta pelas Soamarinas Mariana, Alice e Lorena, teve a oportunidade de dialogar diretamente com o Almirante Carlos Chagas, Comandante Geral do Corpo de Fuzileiros Navais; o Almirante Góis, Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo; e o Almirante Renato Rangel.

blank
Soamarinas Mariana, Alice e Lorena, e o o Almirante Góis, Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo

Esses encontros ressaltam a abertura das Forças Armadas para a colaboração com entidades acadêmicas e civis, promovendo um ambiente rico para a troca de conhecimentos e perspectivas.

Soamarinas Mariana, Alice e Lorena, e o o Almirante Renato Rangel

Objetivos da Visita

O principal objetivo da visita foi fortalecer os laços entre os membros do grupo de estudos e as lideranças dos Fuzileiros Navais, explorando áreas de interesse mútuo em estratégia e defesa. A interação permitiu que as Soamarinas entendessem melhor a dinâmica e as exigências das operações militares, além de permitir que os oficiais militares ganhassem insights sobre as pesquisas e estudos realizados pelo grupo.

Resultados e Futuras Colaborações

A visita foi altamente produtiva, com discussões que abordaram temas de cooperação futura entre a academia e o setor militar. Este encontro também destacou o papel vital da SOAMAR em facilitar tais interações, que são essenciais para a construção de uma compreensão compartilhada e o desenvolvimento de estratégias eficazes que beneficiem a sociedade como um todo.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).