O Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, uma das maiores referências de investimento social privado do Brasil, comemora 20 anos. A data será celebrada amanhã, em um evento virtual com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto no YouTube (https://youtu.be/CRbd4m2Qt60).
Com uma história marcada pela geração de oportunidades de transformação social, a iniciativa surgiu em maio de 2001 com o propósito de oferecer um ensino de qualidade a jovens talentos em situação de vulnerabilidade, em busca de um futuro melhor.
O primeiro projeto – o Colégio Embraer Juarez Wanderley, direcionado aos alunos do ensino médio, oriundos da rede pública da região de São José dos Campos, SP – foi apenas o início de uma sequência de ações filantrópicas perenes, que se multiplicaram ao longo dessas duas décadas por meio de parcerias e do espírito voluntário, com aprendizados mútuos.
“O Instituto Embraer faz parte de um ecossistema de geração e disseminação de conhecimento que estimula a formação de qualidade de nossos colaboradores, a competitividade da indústria aeronáutica nacional, promove o desenvolvimento científico e impacta positivamente a sociedade como um todo”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer. “A educação foi a base da criação da Embraer e continua sendo pilar fundamental para o crescimento sustentável da companhia. Por isso, nossas ações sociais estão alinhadas com nossa visão de futuro e com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança (ESG)”.
Incluindo a unidade Casimiro Montenegro, em Botucatu – SP, os colégios Embraer já formaram mais de 4 mil alunos, com números próximos a 100% de aprovação em universidades, da quais mais de 80% em instituições públicas. Além disso, outras milhares de famílias são anualmente impactadas positivamente por meio dos outros projetos sociais que se multiplicam, como o Programa de Parceria Social (PPS), que já apoiou diretamente 180 projetos educacionais nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Florianópolis. Em média, o investimento social da Embraer é da ordem de R$ 20 milhões por ano.
Asas do Bem
O Instituto Embraer coordena também programas específicos de fomento ao voluntariado por meio de parcerias com organizações públicas e privadas. Recentemente foi relançada uma nova versão da plataforma Asas do Bem, portal on-line que permite o relacionamento entre Organizações da Sociedade Civil e colaboradores da Embraer que desejem se tornar voluntários.
O desenvolvimento de novas ações tem sido impulsionado pelas competências dos profissionais da empresa, que se unem e atraem outros especialistas do país para ajudar a sociedade por meio de mentorias, frentes de diversidade entre outros. Somente durante esse período de pandemia, as atividades remotas de voluntariado somam mais de 4 mil horas que impactaram mais de 6 mil pessoas.
As ações sociais são conduzidas de forma alinhada ao poder público, parceiros locais e colaboradores voluntários, e contam com uma crescente participação das comunidades locais na definição de prioridades estratégicas, por meio de consultas públicas e pesquisas de opinião.

Google News

Participe do nosso grupo e receba as principais notícias do Defesa em Foco na palma da sua mão.

blank

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.



Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui