OLHAR

No dia 16 de novembro, reuniram-se na empresa brasileira Opto Tecnologia Optrônica Ltda o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), General de Exército Décio Luís Schons; acompanhado do Chefe de Ensino, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do DCT, General de Divisão Luis Henrique de Andrade; do Chefe do Centro Tecnológico do Exército (CTEx), General de Divisão Robson Santana de Carvalho; e do Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Dr. Marcelo Silva Bortolini de Castro. Olhar

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na ocasião, o Sr. Cláudio Carvas, CEO da empresa Opto Tecnologia Optrônica Ltda, realizou uma apresentação institucional da empresa e de seus principais projetos, incluindo a apresentação dos dois protótipos do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR que estão sendo entregues como uma das etapas previstas na Fase 1 do Projeto. Em seguida, a comitiva visitou as instalações da Opto.

OLHAR
Monóculo de imagem térmica OLHAR

Iniciado em outubro de 2019, o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR contempla quatro Fases. A Fase 1 prevê a P&D e fabricação de protótipos; a Fase 2, a avaliação dos protótipos; a Fase 3, a fabricação do lote-piloto; e a Fase 4, a avaliação do lote-piloto.

O projeto atual, integralmente financiado com recursos orçamentários, deriva parcialmente de tecnologia desenvolvida em conjunto pelo CTEx e pela empresa Opto Eletrônica S/A, entre 2008 e 2011, no âmbito do projeto Desenvolvimento da Tecnologia de Monóculos de Imagem Térmica que foi integralmente financiado pela FINEP.

O Monóculo OLHAR foi projetado com o que há de mais avançado em microeletrônica, mecânica de precisão e óptica para atender aos requisitos operacionais e técnicos homologados para o Sistema Combatente Brasileiro (COBRA). Com massa e dimensões reduzidas, o equipamento oferece rápido acoplamento a armamentos e capacetes, contando ainda com a possibilidade de troca de objetivas para execução de disparos de precisão. A expectativa é que o equipamento atinja distâncias para Detecção (D), Reconhecimento (R) e Identificação (I) compatíveis com os melhores monóculos termais do mercado.

A P&D do Monóculo de Imagem Térmica OLHAR é uma atividade prevista pelo Plano Estratégico do Exército (PEEx) 2020-2023, relacionada ao Programa OCOP, como Atividade Imposta 9.3.1.1 – “Pesquisar e desenvolver Sistemas Auxiliares de Visão” e está alinhada com a prioridade 1.6 – “Equipamentos de visão noturna, diurna, termal e fusão de imagens”, do Plano de Obtenção de Capacidades Materiais (PCM), Anexo A ao PEEx 2020-2023.

A equipe técnica de recebimento foi composta pelo Tenente-Coronel Leonardo Bruno de Sá, Gerente do Projeto OLHAR; pelo Major Fábio Luiz Firmino, Gestor do Contrato; e pelo Capitão Thiago de Morais Gonçalves Bittencourt, Fiscal do Contrato, todos do CTEx.

Fonte: CTEx
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).