No dia 22 de junho, o trabalho de Desminagem do Exército Brasileiro foi destacado no programa Linha de Combate, da Band. A reportagem trouxe à tona o minucioso e perigoso trabalho desempenhado pelos profissionais da Arma de Engenharia. Tarefas como desminagem humanitária, neutralização de artefatos explosivos, o emprego de cães de guerra na identificação de minas e o uso do robô Teodor foram apresentados ao público em detalhes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desminagem Humanitária

A desminagem humanitária é uma tarefa complexa e perigosa, onde os profissionais da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro buscam localizar e neutralizar minas terrestres e outros explosivos não detonados. Esta ação é crucial para proteger a vida de civis e possibilitar o desenvolvimento social e econômico em regiões afetadas por conflitos armados.

Neutralização de Artefatos Explosivos

A reportagem também detalhou o processo de neutralização de artefatos explosivos. Esta é uma tarefa extremamente delicada que requer uma combinação de habilidades técnicas, conhecimento aprofundado e nervos de aço para garantir que os artefatos sejam desativados de maneira segura e eficaz.

Uso de Cães de Guerra na Identificação de Minas

O programa mostrou ainda a contribuição vital dos cães de guerra na identificação de minas. Estes cães são treinados para detectar o cheiro de explosivos e ajudar na localização precisa de minas terrestres. Sua participação é crucial para a eficácia e segurança das operações de desminagem.

Uso do Robô Teodor

Por fim, a reportagem destacou o uso do robô Teodor nas operações de desminagem. Este equipamento é capaz de lidar com objetos suspeitos e potencialmente perigosos à distância, minimizando assim o risco para os profissionais da Arma de Engenharia.

YouTube video
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).