O 2º BI Amv abriu o ano de 2024 com uma demonstração vigorosa de união e determinação. No dia 2 de janeiro, sob a liderança do Coronel Esteves e do futuro comandante Tenente-Coronel Góes, o efetivo participou do primeiro Treinamento Físico Militar. Esse evento não apenas marcou o início das atividades do ano mas também simbolizou a passagem de comando, uma transição fluida e integrada, essencial para a continuidade das operações e a manutenção da moral da tropa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Corrida como Metáfora de Resiliência

Snapinsta.app 416624694 273439502072132 3666908263101241955 n 1080

A escolha da corrida até a Praia do Itararé não foi aleatória. Este percurso, que perpassa as ruas de São Vicente, culminando na belíssima praia, serve como uma metáfora física e simbólica para a resiliência e a perseverança exigidas dos militares. A corrida, mais do que um exercício físico, é um exercício de resistência mental e de coesão de grupo, elementos fundamentais no treinamento militar.

Impacto na Moral e na Saúde Física

Snapinsta.app 416223412 2455846711268659 5843474005107647862 n 1080

O impacto de atividades como esta vai além do aspecto físico. Elas são cruciais para elevar o moral da tropa e reforçar a ideia de que a saúde física e mental dos militares é prioritária. A presença dos comandantes na linha de frente, participando ativamente do treinamento, envia uma mensagem clara de que a liderança está comprometida com o bem-estar e a preparação de seus comandados.

Futuro Promissor Sob Nova Liderança

Com a iminente assunção do Tenente-Coronel Góes ao comando do 2º BI Amv no dia 11 de janeiro, a corrida também sinaliza o início de um novo capítulo para o batalhão. Espera-se que sob sua liderança, a unidade continue a prosperar, mantendo altos padrões de preparação física e operacional, essenciais para o cumprimento das missões atribuídas às Forças Armadas.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).