Porto Velho (RO) – No dia 26 de agosto de 2022, no novo quartel-general da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), ocorreu a solenidade de Passagem de Comando da Brigada Príncipe da Beira, do General de Brigada Jorge Augusto Ribeiro Cacho ao General de Brigada Flávio Moreira Mathias. A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar da Amazônia (CMA), General de Exército Achilles Furlan Neto, acompanhado do General de Divisão Veterano Josemar Câmara Feitosa e autoridades civis.

Antecedendo a solenidade de Passagem de Comando e transmissão do cargo de Comandante da 17ª Bda Inf Sl, ocorreu o descerramento do retrato do General Jorge, que comporá a galeria de retratos dos eternos Comandantes da 17ª Bda Inf Sl. Na ocasião, houve a entrega da Medalha do Serviço Amazônico com passador de Bronze, entregue pelo General de Exército Furlan ao General Jorge. Em seguida, o General Jorge recebeu do seu Adjunto de Comando, Subtenente Douglas, a bandeira-insígnia de Comandante da 17ª Bda Inf Sl.

Durante a formatura, o General Jorge apresentou suas despedidas, e foi realizada a leitura da referência elogiosa consignada pelo Comandante Militar da Amazônia. Foi realizada, também, a leitura do Curriculum Vitae do General Mathias, que, ao ser nomeado para o cargo de Comandante da Brigada Príncipe da Beira, estava Comandando a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), sediada em Campinas (SP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 17ª Bda Inf Sl

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).