No dia 3 de novembro, foi firmado um instrumento de parceria entre o Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) e o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com a finalidade de se obter a modelagem e a definição dos requisitos para o Sistema Militar de Defesa Cibernética (SMDC). Essa parceria foi estabelecida com o ITA, por ser uma instituição do Estado Brasileiro, possuindo expertise e reconhecimento internacional em projetos tecnológicos de grande complexidade.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia de assinatura ocorreu nas instalações do ITA, em São José dos Campos (SP), sendo presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, com a presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correa, e do Chefe do Estado-Maior Conjunto do ComDCiber, Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Martins Gabriel, representando o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante de Defesa Cibernética.

article 5 1 article 4 1 article 3 1

Fonte: ComDCiber
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).