Oficiais-Alunos do C-EMOS retornam às atividades presenciais

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Alexandre Cursino de Oliveira, proferiu, em 28 de junho, a Palestra “A Marinha Mercante Brasileira” para os alunos do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (C-EMOS) da Escola de Guerra Naval (EGN). O painel, realizado no Auditório Tamandaré, marcou o retorno das atividades presenciais do curso que, devido à pandemia do novo coronavírus, estavam sendo realizadas a distância.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a sua apresentação, o Vice-Almirante Cursino discorreu sobre o papel da Autoridade Marítima e as atribuições da Diretoria de Portos e Costas no que diz respeito ao Ensino Profissional Marítimo; a importância da Organização Marítima Internacional (IMO) e a Legislação Marítima Brasileira; as vantagens do modal hidroviário na matriz de transporte, dentre outros temas.

O Diretor da DPC também apresentou novas perspectivas para os próximos cinco anos, destacando o e-Navigation, como “conceito” que contemplará ampla gama de sistemas e serviços integrados de informação, relacionados à navegação. O propósito é a redução de erros, tornando a navegação nas áreas marítimas e nas vias navegáveis interiores mais confiável, eficiente e segura.

A Capitão de Longo Curso Hildelene Lobato Bahia, primeira Oficial da Marinha Mercante a comandar um navio, acompanhou o Diretor de Portos e Costas e participou do período de debates retirando dúvidas sobre os desafios e perspectivas existentes na Marinha Mercante brasileira.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).