Ozires Silva será nome da principal unidade industrial da Embraer e é homenageado com mural artístico em hangar

blank
A Embraer anunciou hoje que o seu principal complexo industrial em São José dos Campos-SP passa a se chamar “Unidade Ozires Silva”. A homenagem é parte das ações realizadas este ano em comemoração aos 90 anos do engenheiro e ex-oficial da Aeronáutica que liderou o grupo de visionários responsável pela criação da companhia em 1969.
O anúncio foi realizado em um evento virtual que apresentou também um mural artístico de 115 m² pintado na parte externa de um dos hangares da companhia, próximo à entrada de visitantes. A obra de arte em 3D com 11,5 metros de altura e 10 metros de comprimento destaca Ozires Silva e o avião Bandeirante, lendário projeto aeronáutico que motivou a criação da Embraer.
“É uma honra anunciar a decisão de nomear o nosso histórico complexo industrial para ‘Unidade Ozires Silva’ e transformar a paisagem do local com um imenso mural artístico de grandeza proporcional ao feito do líder que sonhou e realizou um dos mais ambiciosos projetos tecnológicos do Brasil”, disse Francisco Gomes Neto, CEO da Embraer. “A criatividade, sensibilidade, precisão, ousadia e primor dos profissionais do nosso time de pintura refletem o DNA de inovação da empresa e a união de esforços dos colaboradores que tem no engenheiro Ozires Silva a inspiração maior.”
A homenagem é uma iniciativa da Embraer e do Instituto Embraer, responsável pela preservação e promoção da memória da companhia. A criação e execução da arte são da equipe da cabine de pintura de aeronaves, internacionalmente reconhecida pelas figuras realísticas e design criativo que ilustram o exterior das aeronaves de demonstração e ensaio em voo da companhia, e de clientes nos cinco continentes. A atividade contou com a dedicação dos colaboradores Clodoaldo Quintana, Diego dos Santos Costa, Luiz Roberto Tenório de Almeida e Moises dos Santos Costa.
A agora “Unidade Ozires Silva” iniciou operação no dia 2 de janeiro de 1970 e foi o local de produção de aeronaves históricas da Embraer como o Bandeirante, Xavante, Ipanema, Xingu, Brasília, Tucano, AMX, a família ERJ-145 e jatos executivos. Atualmente, concentra principalmente as atividades de desenvolvimento, fabricação e suporte dos jatos comerciais da família E-Jets E1 e E2.
Com a expansão da Embraer em múltiplas unidades pelo Brasil e pelo mundo ao longo das últimas décadas, a primeira sede da empresa passou a ser conhecida como “Unidade Faria Lima”, em referência ao nome da avenida principal que dá acesso à fábrica e ao aeroporto de São José dos Campos.
O mural artístico e a nomeação do site se somam a uma sequência de homenagens realizadas este ano em comemoração ao aniversário do engenheiro Ozires Silva, que nasceu em 8 de janeiro de 1931, na cidade de Bauru, no Centro-Oeste paulista.

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

Receba nossas notícias em tempo real através dos aplicativos de mensagem abaixo:

blank
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui