blank

Em março de 2022, a Prefeitura Municipal de Parintins e a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas solicitaram apoio à Força Aérea  Brasileira (FAB) para prover a segurança do espaço aéreo na região, devido à expectativa do intenso fluxo de aeronaves para o Festival Folclórico de 2022 – que havia sido cancelado nos últimos dois anos por conta da pandemia.

Neste cenário, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) iniciou o trabalho em março, com a primeira visita das equipes técnica e operacional ao Aeroporto Júlio Belém (SBPI), na qual foram indicadas ações  de aprimoramento da torre de controle, do sistema de fornecimento  de energia, da pista, do pátio, da sinalização e do sistema de combate a incêndio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

blankApós a realização de todos os ajustes pela Prefeitura de Parintins, a equipe do CINDACTA IV iniciou, em 07/06, as instalações de todos os equipamentos de comunicação, telefonia e meteorologia necessários ao controle do tráfego aéreo, que foram disponibilizados para a aviação local após o voo de homologação do Grupo Especial de Inspeção  em Voo ( GEIV).

No período de 17 a 30/06, o CINDACTA IV prestou os serviços de Controle de Tráfego Aéreo – por meio da Torre  de Controle (TWR) e do Controle de Aproximação (APP), Meteorologia e Informações  Aeronáuticas, todos imprescindíveis para a manutenção da segurança das operações aéreas. Tais recursos viabilizaram a ordenação temporal dos voos para o aeroporto, provendo agilidade e eficiência no fluxo de aeronaves.

blankO Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) disponibilizou um procedimento de aproximação por instrumentos para o Aeroporto de Parintins ( RNP APCH RWY 06), disponível desde o dia 19/05, que além de elevar a segurança das operações durante o Festival deste ano, permanece como legado pós-evento, possibilitando o uso contínuo pelas aeronaves destinadas a Parintins.

Durante todo o Festival – de 24 a 26/06 – foi implementado o serviço  de slot, que consiste em janelas temporais de operação para aeronaves, estabelecidas antes do planejamento dos voos para Parintins, a exemplo do que é  praticado nos grandes aeroportos do País, em função do elevado fluxo de aeronaves.

Como resultado da missão, foram registrados os seguintes números:

 – 635 tráfegos controlados (cerca de 55% de crescimento em relação ao último festival, realizado em 2019) – recorde histórico de movimentos em Parintins;

 – 79% das aeronaves que pousaram em SBPI, durante o período de ativação do APP e da TWR, utilizaram o procedimento RNP APCH;

 – 116 movimentos aéreos (em 27 de junho),  o maior registro na história do aeródromo SBPI;

 – zero ocorrência de Incidente de Tráfego Aéreo e Irregularidade de Tráfego  Aéreo.

Fotos: CINDACTA IV