Para celebrar o 80º Aniversário do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), a Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB) realizou uma apresentação no Círculo Militar de São Paulo, no dia 30/06. O espetáculo contou com um público de mais de trezentas pessoas, dentre autoridades civis e militares, além de personalidades da sociedade local. Essa foi a primeira apresentação fora de Brasília (DF), sede da Orquestra.

O evento emocionou os convidados com um repertório variado, desde composições dos séculos 19 e 20, tais como “O Guarani”, “Tico-Tico no Fubá” e “Aquarela do Brasil”, até as mais recentes e conhecidas trilhas sonoras do seriado “Game of Thrones” e do filme “Star Wars”. Os presentes puderam participar, também, do lançamento do livro digital comemorativo aos 80 anos do IV COMAR, com imagens de personalidades que marcaram a história da Organização.

Além do concerto e do lançamento da obra digital, o evento também contou com uma exposição de painéis, onde os convidados puderam embarcar em um voo para os primórdios da unidade, 80 anos atrás, materializado em imagens históricas, textos e relatos que descrevem a trajetória do grandioso IV COMAR.

O Comandante do IV COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Alan Elvis de Lima, comentou o sucesso do evento. “A apresentação da Orquestra Sinfônica da FAB representou o ponto alto das comemorações do aniversário de 80 anos do IV COMAR, que ainda contou com o lançamento do livro digital e a exposição de fotos históricas. Uma noite não só para celebrarmos a arte em suas formas mais variadas, mas também para, mais uma vez, testemunharmos os resultados que podem ser obtidos por um grupo de brasileiros motivados, talentosos e competentes. Esta é a Força Aérea Brasileira!”, destacou o Oficial-General.

IV COMAR

O Quarto Comando Aéreo Regional foi criado em 27 de março de 1942, como Quarta Zona Aérea (4º ZA), ganhando a denominação atual em 1973. Passou pelo processo de reestruturação da FAB em 2017, ficando desativado até junho de 2021. Por esta razão, o mês de junho, em especial, foi escolhido para concretizar o evento, quando se celebra um ano desde sua reativação. Em 2022, comemorando seu Jubileu de Carvalho, o IV COMAR vem realizando diversas ações festivas e de divulgação.

OSFAB

A OSFAB tem a missão de realizar apresentações, no âmbito nacional e internacional, para difundir a imagem institucional da Força Aérea Brasileira. O Regente da Unidade, Tenente Músico Paulo César Ramos Rezende, destacou a relevância do convite. “Foi um privilégio vir para São Paulo e comemorar em grande estilo esta data especial para o IV COMAR. Para a Organização é uma oportunidade significativa para consolidar o trabalho que estamos começando, além de projetar a imagem da Orquestra e da Força Aérea Brasileira para a sociedade paulistana”, concluiu.

Fotos: Sargento Mazzoni / Soldado Sad Battaglia

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui