Na manhã da quinta-feira (25), seis organizações militares das Forças Armadas foram premiadas por se destacarem nas ações do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e do Projeto João do Pulo (PJP). A cerimônia ocorreu na recém-criada Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, e contou com a participação da Primeira-dama, Michelle Bolsonaro; do Secretário-Geral do Ministério da Defesa, Sérgio José Pereira; e do Comandante da Escola Superior de Defesa, Vice-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos; entre outras autoridades.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

20211125 profesp premiaçao.jpg

Na ocasião, duas organizações militares de cada Força receberam o prêmio, sendo elas: o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes e a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, da Marinha; o 14º Grupo de Artilharia de Campanha e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Recife, do Exército; e as Bases Aéreas de Florianópolis e de Manaus, da Aeronáutica.

“O prêmio PROFESP e PJP é uma humilde forma de reconhecer o trabalho e a dedicação que esses agentes participativos devotam a essas ações sociais. Exige um sacrifício adicional de cada comandante. Cumpre-nos externar o nosso reconhecimento e agradecimento pelo trabalho que é realizado, com a certeza de que as Forças Armadas continuarão promovendo essas ações tão importantes para a sociedade brasileira”, destacou o Secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar da reserva Jeferson Domingues.

A cerimônia marcou, também, a inauguração do PROFESP na ESD. Esse é o primeiro núcleo do programa ligado, diretamente, à pasta e com atividades quatro vezes por semana. São 160 crianças e adolescentes beneficiados, divididos em dois turnos, com aulas de educação no trânsito, karatê, natação, vôlei, futsal, além de oficina de cidadania, reforço escolar e atividades lúdicas. O núcleo atende crianças do Altiplano Leste, do
Paranoá Parque, de Itapoã e do Paranoá, que estudam na Escola Classe Alto Interlagos.

Na oportunidade, o comandante da ESD, Vice-Almirante Rohwer, ressaltou a importância do desenvolvimento do projeto social dentro da Escola Superior de Defesa. “Essas crianças não fazem parte dos nossos cursos, mas, mudam, definitivamente, o astral e o nosso ânimo. A utilização de nossas instalações, pelo núcleo, tem tudo a ver com a proposta que a escola tem aqui em Brasília. É muito bom tê-los aqui”, reforçou.

20211125 profesp almirante.jfif

Madrinha

Durante a cerimônia, a Primeira-dama recebeu o título de madrinha do PROFESP e do PJP. “É uma honra receber esse título. Agradeço o carinho das nossas crianças e do Ministério da Defesa. O programa contribui para a transformação social da população em situação vulnerável do nosso País. Por vocês, crianças, nós caminharemos juntos”, declarou Michelle.

20211125 profesp madrinha.jpg

Estiveram presentes, também, o Comandante da Escola Superior de Guerra, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Diretor do Departamento de Desporto Militar, Major-Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; e demais autoridades dos Ministérios da Defesa; da Cidadania; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Justiça e Segurança Pública; e da Educação.

Ao final do evento, os convidados conferiram as instalações que vão abrigar o PROFESP na ESD. Já as crianças beneficiadas pelo Programa conheceram três militares atletas do Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR): a Sargento da Marinha Luana Lira, dos Saltos Ornamentais; o Sargento do Exército Matheus Américo, do Atletismo; e o Sargento da Aeronáutica Caio Bonfim, da Marcha Atlética.

Programas

Lançado em 2003, o PROFESP é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com os Ministérios da Cidadania; da Educação; e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. As instituições parceiras contribuem com o custeio da alimentação, dos professores, do material esportivo e de uniformes. Atualmente, cerca de 30 mil crianças e adolescentes são beneficiados pelas ações, em 203 organizações militares.

O programa ocorre em, aproximadamente, 140 localidades do País, com atividades diversificadas, a depender da estrutura de cada organização militar. Há basquetebol, futebol de campo, atletismo, capoeira, ginástica rítmica, artística ou olímpica, artes marciais, natação, hipismo, vela, remo, canoagem, jogos de tabuleiro e brincadeiras de rua. Oferece, ainda, reforço escolar (com preparação para concursos); atividades com música, coral, teatro, visita a museus; e promoção da cidadania e do civismo.

Criado em 2015 e integrado ao PROFESP, o Projeto João do Pulo, também, é desenvolvido nas Organizações Militares das Forças Armadas. No início, o PJP era voltado somente para militares, com o objetivo de reintegração social daqueles que haviam adquirido deficiência física em consequência de acidentes ou enfermidades. Em 2019, o projeto expandiu para receber pessoas da sociedade civil, por meio de parcerias com os Ministérios participantes do PROFESP e com organizações, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Vencedores Adaptados (AVA). Entre as atividades oferecidas, há o esporte adaptado de equoterapia e ações socioinclusivas. O PJP atende 468 pessoas.

Por Júlia Campos
Fotos: ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).