A Força Aérea Brasileira (FAB) acaba de anunciar uma excelente notícia para jovens que sonham em fazer parte das forças armadas e desejam alçar voos mais altos em suas carreiras. Estão abertas 130 vagas para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2025, representando uma oportunidade única para ambos os sexos ingressarem na carreira militar aérea.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Inscrições e Requisitos

As inscrições estão abertas desde o dia 05 de março de 2024, se estendendo até o dia 25 do mesmo mês. Os interessados devem acessar o site oficial da FAB (https://www.fab.mil.br/ingresso/) para efetuar a inscrição e efetuar o pagamento da taxa de R$ 80,00. É fundamental atender a todos os pré-requisitos exigidos, como ter entre 14 e 19 anos até o fim de 2025 e ter concluído o Ensino Fundamental.

Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo é rigoroso e abrangente, incluindo provas escritas em diversas disciplinas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, testes físicos e mais. Este conjunto de avaliações visa selecionar os candidatos mais aptos e preparados para enfrentar os desafios do curso e da carreira militar.

Provas e Resultados

As provas escritas estão marcadas para o dia 26 de junho de 2024, e os aprovados em todas as etapas do processo seletivo terão o privilégio de se matricular no curso, com início em 11 de janeiro de 2025, na prestigiosa Escola Preparatória de Cadetes do Ar, localizada em Barbacena, Minas Gerais.

Após o Curso

Ao concluir com êxito o CPCAR, os alunos recebem certificados de conclusão do Ensino Médio e do próprio curso, estando aptos a concorrer a uma vaga no Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Academia da Força Aérea, o próximo passo para se tornarem líderes na defesa aérea do Brasil.