Equipe de Inspeção Naval em ação durante a operação

A Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) e a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) participaram da Operação Mar de Minas-II, uma Operação Interagências realizada no estado de Minas Gerais, entre 17 de fevereiro e 10 de abril. A última fase da ação ocorreu no feriado da Semana Santa, no Lago de Furnas. A operação teve como objetivo a integração entre órgãos governamentais nas suas respectivas áreas de atuação, visando otimizar o combate a ilícitos e infrações previstas na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário (LESTA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fiscalização do tráfego aquaviário e inspeção naval

Durante o período, foram realizadas ações de fiscalização do tráfego aquaviário e inspeção naval nos principais atrativos turísticos do “Mar de Minas”, onde se concentram o maior fluxo de embarcações de transporte de passageiros e de esporte e recreio. No total, a CFMG e a DelFurnas realizaram 655 abordagens de embarcações, resultando em 36 notificações, 5 apreensões, 13 condutores notificados por não possuírem habilitação, um local interditado e um inquérito instaurado.

Operação semelhante às Operações Ágata

A Operação Mar de Minas-II se assemelha às Operações Ágata, pois compreende a integração de diversos órgãos de segurança pública, como a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (SEJUSP), Polícia e Receita Federal, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar, Ambiental e Penal, além da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e outros órgãos. Essa cooperação entre diferentes instituições governamentais reforça a importância da união de esforços para garantir a segurança e combater ilícitos nas águas do Lago de Furnas e em outras áreas de interesse no estado de Minas Gerais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).