Operação Combinada “Fer de Lance” reúne militares e meios operativos de Brasil, França, Guiana e Suriname

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
A Operação Combinada “Fer de Lance” encerra sua primeira edição com êxito, reunindo militares e meios operativos das Forças Armadas do Brasil, França, Guiana e Suriname. O evento, que ocorreu na Guiana Francesa, teve como objetivo o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento da cooperação regional, além de simular uma intervenção no território de um país fictício em vias de desestabilização.

Desenvolvimento da operação
A área onde as manobras militares foram realizadas é alvo constante de operações contra atividades ilegais de garimpo e pesca. A extensa zona do Atlântico é um ponto de atenção para as Forças Armadas de Brasil e França. Durante a operação, a tripulação do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, da Marinha do Brasil, realizou o transporte de Tropa do Exército Francês e simulou manobra de evacuação aeromédica, entre outras atividades. A segunda edição do evento está prevista para 2025.
Benefícios e impacto na região
A Operação “Fer de Lance” representa um marco na cooperação regional entre as nações participantes, permitindo o compartilhamento de experiências e aprimorando a capacidade de resposta a eventuais ameaças à segurança da navegação e do meio ambiente nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395