|

Operação Combinada “Fer de Lance” reúne militares e meios operativos de Brasil, França, Guiana e Suriname

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

A Operação Combinada “Fer de Lance” encerra sua primeira edição com êxito, reunindo militares e meios operativos das Forças Armadas do Brasil, França, Guiana e Suriname. O evento, que ocorreu na Guiana Francesa, teve como objetivo o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento da cooperação regional, além de simular uma intervenção no território de um país fictício em vias de desestabilização.

Navio brasileiro utilizado no exercício pode operar em conjunto com aeronaves, em manobras de “pickup” (transporte de carga por meio de um guincho na aeronave) e “vertrep” (transferência de carga entre navios por meio de um helicóptero) – Imagem: Marinha do Brasil

Desenvolvimento da operação

A área onde as manobras militares foram realizadas é alvo constante de operações contra atividades ilegais de garimpo e pesca. A extensa zona do Atlântico é um ponto de atenção para as Forças Armadas de Brasil e França. Durante a operação, a tripulação do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, da Marinha do Brasil, realizou o transporte de Tropa do Exército Francês e simulou manobra de evacuação aeromédica, entre outras atividades. A segunda edição do evento está prevista para 2025.

Benefícios e impacto na região

A Operação “Fer de Lance” representa um marco na cooperação regional entre as nações participantes, permitindo o compartilhamento de experiências e aprimorando a capacidade de resposta a eventuais ameaças à segurança da navegação e do meio ambiente nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

Com propulsão feita por dois motores, o “Iguatemi” pode alcançar uma velocidade máxima de 13,5 nós (25 km/h) – Imagem: Marinha do Brasil

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas