Dez pessoas ligadas ao garimpo ilegal se renderam após uma ação interagências da Operação Ágata Fronteira Norte, com participação do Exército Brasileiro na região de Homoxi, na Terra Indígena Yanomami (TIY). Os detidos foram transportados para a Base Aérea de Boa Vista (BABV) em duas aeronaves C-98 (Caravan) e levados para a sede da Polícia Federal em Boa Vista (RR).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Rendição dos Garimpeiros Ilegais

No domingo, 23, por volta das 12h, após ação realizada na área de Homoxi, quatro pessoas se renderam. Na segunda-feira, 24, por volta das 10h, outras seis pessoas se dirigiram à base da Operação Homoxi e se entregaram. Os detidos informaram ainda que, após a última ação das Forças Armadas, não restaram garimpos ativos na região.

Operação Ágata Fronteira Norte

A Operação Ágata Fronteira Norte é um trabalho coordenado entre as Forças Armadas, as agências e os órgãos de segurança pública, de acordo com o Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023. Desde o início deste ano, as Forças Armadas apoiaram e efetuaram a prisão e o transporte de 87 garimpeiros ilegais da TIY para Boa Vista.

Impacto da Operação

A Operação Ágata Fronteira Norte tem sido fundamental na luta contra o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, uma atividade que causa danos irreparáveis ao meio ambiente e à vida das comunidades indígenas. A rendição desses dez garimpeiros é um marco importante nessa luta, demonstrando o compromisso das Forças Armadas e dos órgãos de segurança pública na proteção dos direitos indígenas e na preservação do meio ambiente.

article?img id=16625260&t=1690318506200
article?img id=16625261&t=1690318506258
article?img id=16625262&t=1690318506315
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).