Área em que foram realizados testes do sistema de acústica submarina

O Capitão de Corveta Fabio Barbosa Louza publicou, em 17 de setembro, um artigo sobre Comunicações Acústicas Submarinas com Baixa Probabilidade de Detecção, na revista científica “The Journal of the Acoustical Society of America – Express Letters (JASA-EL)”. O JASA-EL é um jornal destinado a disseminar, de forma célere e aberta, resultados importantes de pesquisas científicas e discussões técnicas em todos os campos da acústica, após submetidos à criteriosa análise e avaliação por pesquisadores internacionais.

O Capitão de Corveta Louza, que atualmente realiza o Curso de Doutorado na Universidade do Algarve, em Portugal, e o Professor Doutor Harry DeFerrari, Prof. Emérito da Rosenstiel School of Marine and Atmospheric Science (Universidade de Miami), foram os autores do trabalho acadêmico em destaque, intitulado “Superimposed training low probability of detection underwater communications”. A pesquisa, que segue em linha com o estado da arte no que se refere às comunicações acústicas submarinas, foi desenvolvida com a colaboração de pesquisadores do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), e o apoio do Professor Doutor Sérgio Jesus, Prof. Catedrático da Universidade do Algarve e ex-pesquisador do NATO Underwater Research Centre.

Essa modalidade estratégica de comunicação tem como objetivo principal manter a capacidade furtiva de submarinos, enquanto se comunicam com outras estações, como meios de superfície ou outros submarinos. Além disso, permite reduzir a poluição acústica e subsequentemente o impacto sobre a vida marinha, por utilizar sinais de baixa potência. Alinhada com os objetivos do projeto de Comunicações Submarinas, em desenvolvimento no IEAPM, a pesquisa publicada tem potencial emprego nos atuais e futuros meios operativos da Marinha do Brasil (MB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

central de controle do sistema no laboratorio de acustica
Central de controle do sistema no Laboratório de Acústica no IEAPM
O IEAPM é uma Instituição Científica e Tecnológica de referência no Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha na execução de pesquisas, desenvolvimentos, inovações e serviços tecnológicos na área de Ciências do Mar, contribuindo para a ampliação do conhecimento e a eficaz utilização do meio ambiente marinho, consentâneo aos interesses da MB e do desenvolvimento socioeconômico do País.
O artigo pode ser acessado na página oficial da revista: https://asa.scitation.org/doi/10.1121/10.0001934
Fonte: CCSM
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).