O 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC), sediado em Teresina (PI), executa a fase final da obra de manutenção e conservação da BR-222, no trecho entre os municípios de São João do Arraial e Piripiri, estado do Piauí. O empreendimento reduzirá o tempo de viagem entre as cidades piauenses Piripiri, Batalha, Esperantina, São João do Arraial e Matias Olímpio, favorecendo o comércio e o turismo locais. Produto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) firmado entre o Exército Brasileiro e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), a obra está prevista para ser encerrada no primeiro semestre de 2021.

Além da implantação de 46,3 km de tratamento superficial simples (TSS) entre Batalha e Piripiri, foram construídas duas pontes mistas (de madeira, concreto e aço) nesse mesmo subtrecho. Também foi reconstruída, integralmente, uma ponte em concreto armado de 15 metros de extensão, bem como realizados os serviços de conservação e manutenção em toda a extensão prevista no Plano de Trabalho de 102,8 km. Para a conclusão total do empreendimento, o 2º BEC trabalha, atualmente, em serviços de drenagem, sinalização horizontal, sinalização vertical e microrrevestimento.

O 2º BEC é uma organização militar diretamente subordinada ao 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E), localizado em João Pessoa (PB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Fonte: 1º Grupamento de Engenharia
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).