O Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC) inaugurou oficialmente o seu novo pátio de formaturas durante a solenidade militar alusiva o Dia do Soldado, realizada no dia 16 de agosto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Nomeado “O pacificador”, o pátio homenageia o Duque de Caxias, que também batiza o Forte do Morro do Leme, compondo assim o nome da Organização Militar – Centro de Estudos de Pessoal e Duque de Caxas.

Com o seu espírito pacificador, Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, tornou-se Patrono do Exército Brasileiro e o Dia do Soldado foi escolhido em homenagem a sua data de nascimento, 25 de agosto de 1803. A semana de comemorações teve início no dia 12, segunda-feira, com as competições desportivas.

Militares do CEP/FDC, do Centro de Idiomas do Exército (CIdEx), do Centro de Psicologia Aplicada do Exército(CPAEx) e da Bateria de Comando e Serviços disputaram as seguintes modalidades: atletismo, natação, vôlei, cabo de guerra e futebol. O campeão na classificação geral foi a Bateria de Comando e Serviços, na sequência, foram classificados em 2º e 3º, o CIdEx e o CPAEx, respectivamente.

Para encerrar a semana do Dia do Soldado, foi realizada a solenidade militar que foi presidida pelo Comandante e Diretor de Ensino do CEP/FDC, Cel Marcos Antônio Martins da Silva. Na ocasião, os Soldados do Efetivo Variável realizaram o juramento à Bandeira Nacional e a cerimônia contou com a presença de seus familiares.

  • Fonte: CEP/FDC, Fotos: Cb Mauro e Sd Cassiano
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).