Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Com foco na inovação e no fortalecimento das estatais brasileiras, a NUCLEP deu um passo decisivo rumo ao futuro. Ao lado de gigantes do setor energético, a empresa participou, nesta terça-feira (17), da assinatura de acordos no Programa Inova, uma iniciativa do Governo Federal que busca modernizar a governança e eficiência das empresas públicas.
Modernização das Estatais: os pilares do Programa Inova
O Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais (Inova), instituído pelo decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 9 de dezembro, visa impulsionar o setor público por meio de governança sólida e inovação. Liderada pela ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, com apoio do ministro de Minas e Energia, Alexandre Oliveira, a iniciativa busca tornar as estatais mais eficientes e competitivas no mercado nacional e internacional.
A participação da NUCLEP neste marco representa a adesão a práticas modernas de gestão. Para o presidente da empresa, Carlos Henrique Silva Seixas, o acordo é um passo fundamental. “Nos dará a oportunidade de elevar a NUCLEP a um novo patamar. Viabilizar maneiras de minimizar os custos da empresa para o Estado brasileiro é essencial para que a própria NUCLEP possa crescer no mercado nacional”, afirmou.
NUCLEP: foco em inovação e crescimento sustentável
Comprometida com a modernização e a responsabilidade fiscal, a NUCLEP vê no Programa Inova a chance de trilhar caminhos sustentáveis para seu crescimento. O presidente Carlos Henrique Silva Seixas destacou que o início dos estudos é imediato, com perspectivas promissoras. “Tenho esperança e uma perspectiva positiva de que encontraremos soluções para reduzir a dependência da NUCLEP, quem sabe até alcançar a independência”, ressaltou.
A empresa também contará com o apoio do BNDES para realizar estudos e identificar estratégias que permitam crescer de forma sustentável. Entre as principais metas estão a redução de custos operacionais e o aumento da competitividade no mercado, sem perder o foco na inovação.
Impacto do Programa Inova no setor energético e no país
A NUCLEP se junta a outras grandes empresas do setor energético, como Eletronuclear, Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e ENBPar, que também integram o Programa Inova. A iniciativa, além de modernizar a gestão das estatais, reflete o compromisso do Governo Federal com a eficiência no setor público e com a geração de benefícios para o mercado nacional.
A modernização das estatais tem impacto direto no desenvolvimento econômico e energético do Brasil. Empresas mais eficientes contribuem para o fortalecimento do setor e oferecem respostas mais rápidas e assertivas às demandas da sociedade. O compromisso da NUCLEP em se alinhar às práticas modernas e sustentáveis reforça seu papel estratégico para o país, consolidando sua atuação como referência no mercado energético.
A expectativa é que, por meio dos Acordos de Cooperação Técnica, soluções inovadoras sejam implementadas para garantir a autonomia financeira e a eficiência operacional das estatais. Com isso, o país se aproxima de um modelo de gestão pública mais moderno e competitivo.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395