NUCLEP: Comprometimento com governança corporativa e o desenvolvimento sustentável

A NUCLEP apresenta ao Estado do Rio de Janeiro a importância do Plano Decenal de Energia do Governo Federal e suas previsões para o desenvolvimento nuclear do país. O presidente da empresa, Carlos Henrique Silva Seixas e o seu diretor Comercial, Nicola Mirto Neto, em reunião no Palácio Guanabara, com secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Rio, Nicola Miccione; o chefe de gabinete do Governador Cláudio Castro, Marco Antônio Simões; e outras autoridades.

A NUCLEP, empresa estatal brasileira, tem sido reconhecida por suas práticas de gestão e governança corporativa, que beneficiam a sociedade como um todo. Desde que Carlos Henrique Seixas assumiu a Presidência da NUCLEP, ela deixou de ser uma empresa deficitária para virar um exemplo nacional. Entre os reconhecimentos recebidos pela empresa, destaca-se o Projeto de Incentivo à Qualidade dos Relatórios Anuais de Sustentabilidade, criado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ), sendo certificada com excelência no últimos 3 anos. O projeto tem como objetivo incentivar a elevação da qualidade das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais de organizações de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil.

NUCLEP recebe certificação de Empresa Cidadã do CRCRJ em 2019, 2020, 2021 e 2022.

Outro reconhecimento recebido pela NUCLEP é a participação ativa no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), que tem como objetivo contribuir para a redução dos níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos. O programa conta com a participação ativa de mais de nove mil organizações públicas das três esferas e dos três poderes, o que representa quase 60% das organizações públicas do país.

NUCLEP CLASSIFICADA COM MAIS ALTO NÍVEL DE GOVERNANÇA PELO IG-SEST

Além disso, a NUCLEP tem recebido premiações do Indicador de Governança IG-SEST, um instrumento de avaliação das estatais federais que verifica o cumprimento de dispositivos legais, infralegais e de boas práticas de governança corporativa. O Ministério da Economia divulgou, em 2021, a 5ª Certificação do Indicador de Governança IG-SEST, reconhecendo a excelência da gestão da NUCLEP. Em 2022 a NUCLEP “foi classificada com um dos níveis mais altos ao obter a nota 9,5 na análise do índice. Hoje o nível da NUCLEP é igual ao da VALEC, CODESP e EPL, por exemplo. Isso é motivo de muito orgulho a todos!”, disse o Diretor Administrativo, CA (RM1) Oscar Moreira da Silva Filho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

“Devido à nossa forte dedicação as questões exigidas acerca das práticas de ESG –  Environmental, Social and Governance, que tratam dentre outros temas de sustentabilidade, incentivo à liderança feminina, diversidade, ética e integridade, pontuamos em todas as demandas e isso resultou em um aumento significativo na nossa pontuação que saiu de 8.3 em 2021 para 9.5 nesse 6º Ciclo”, explicou a Assessora de Governança e Escrituração da empresa, Patrizia Mastrangelo.

Por fim, a NUCLEP foi reconhecida por suas práticas de transparência e controle social. O Tribunal de Contas da União (TCU) analisou a transparência de informações nos portais de 56 empresas públicas, resultando no Acórdão 2726/2021 – Plenário, relatado pelo ministro Aroldo Cedraz, que destacou a excelência da gestão da NUCLEP.

Esses reconhecimentos mostram que a NUCLEP está comprometida com a transparência, a responsabilidade social e ambiental e a boa gestão, beneficiando a sociedade como um todo. Com essas práticas de gestão e governança corporativa, a NUCLEP se consolida como uma empresa estratégica para o país, contribuindo para o desenvolvimento da indústria e do país.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).