Nuclep atua intensamente na ampliação tecnológica do IPEN

blank

A Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep) segue apresentando resultados graças a sua experiência no setor nuclear e capacidade fabril. A empresa concluiu a fabricação da Caixa de Blindagem Radiológica para a Unidade Móvel de Irradiação com Acelerador Industrial de Elétrons, projetado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). As informações são do jornal O Dia (RJ).

A unidade móvel, cujos requisitos de segurança são chancelados pela AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), pela BSS Serviços de Blindagem e pela CNEN, autarquia federal do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), à qual o IPEN está vinculado, tem várias aplicações. Esta possui um acelerador de feixe de elétrons responsável por tratar efluentes industriais para fins de reutilização, se apresentando como uma alternativa limpa e tecnológica para as empresas.

Com o laboratório móvel, que será usado por profissionais da IPEN no treinamento à empresas de todo país, é possível ampliar a capacidade nacional de tratamento de efluentes, gerando benefícios tecnológicos e econômicos em relação às técnicas convencionais.

A blindagem Radiológica fabricada pela Nuclep pesa cerca de 15,86t e tem como objetivo fornecer a proteção adequada durante as operações, promovendo a segurança dos trabalhadores e do ambiente. Dentro da Unidade Móvel de Irradiação com Acelerador Industrial de Elétrons, serão aplicadas atividades de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e prestações de serviços em escalas laboratoriais e industriais.

A participação da Nuclep neste projeto reforça a sua capacidade de atender as mais diversas demandas dos projetos nucleares e contribuir com a sociedade brasileira.

Fonte: Portal BIDS

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!