Quando pensamos em Pelé, imediatamente nos vem à mente os dribles, os gols e os títulos mundiais. No entanto, a nova edição da revista Recrutinha, produzida pelo Centro de Comunicação Social do Exército, revela uma faceta menos conhecida do Rei do Futebol: sua passagem pelo Exército Brasileiro. Em 1959, após já ter conquistado o mundo com a Seleção Brasileira, Édson Arantes do Nascimento serviu como soldado no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, em Santos (SP).

Uma Homenagem em Quadrinhos

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O talentoso ilustrador Luiz Fernando Vieira foi o responsável por dar vida à história do Soldado Nascimento em quadrinhos. A ideia surgiu como uma forma de homenagear Pelé após seu falecimento em dezembro de 2022. E não foi apenas no futebol profissional que Pelé brilhou. Durante seu período no Exército, ele também jogou pela seleção militar, onde marcou impressionantes 14 gols em apenas 10 jogos.

Heróis Nacionais em Destaque

Além de Pelé, a revista também destaca a trajetória do Tenente Antônio João, Patrono do Quadro Auxiliar de Oficiais. Este ano, o Exército celebra o bicentenário de nascimento desse herói nacional, que teve sua vida interrompida durante a Epopeia de Dourados, um conflito que antecedeu a Guerra da Tríplice Aliança.

Diversão e Aprendizado para a Criançada

A revista Recrutinha não é apenas uma fonte de conhecimento sobre a história do Brasil e seus heróis. Ela também oferece passatempos divertidos para as crianças. E o melhor de tudo? Está disponível online para todos acessarem e se encantarem com as aventuras do Soldado Nascimento e outros heróis nacionais.

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).