Para celebrar o Dia da Marinha, em 11 de junho, a Marinha do Brasil (MB) abrirá para visitação pública um dos seus navios mais emblemáticos: o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco”. A oportunidade única de conhecer essa embarcação, que é um símbolo de representatividade da Marinha, será oferecida gratuitamente de 9 a 13 de junho, das 11h às 17h, no Museu do Amanhã.
‘Cisne Branco’ se desloca ao Espaço Cultural da Marinha
A partir do dia 15 de junho, o ‘Cisne Branco’ se deslocará para o Espaço Cultural da Marinha, na Orla Conde (Boulevard Olímpico), na Praça XV. Lá, a visitação ao navio será possível de 16 a 18 de junho, também das 11h às 17h. Neste local, será cobrado acesso, mas além do ‘Cisne Branco’, os visitantes poderão explorar outras atrações como o Submarino-Museu “Riachuelo”, o Helicóptero-Museu “Sea King” e o Navio Contratorpedeiro-Museu “Bauru”.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A importância do ‘Cisne Branco’
Conhecido como a “Embaixada Brasileira no Mar”, o Nve ‘Cisne Branco’ exerce funções diplomáticas e de Relações Públicas. Sua missão é representar o Brasil e a Marinha em grandes eventos náuticos nacionais e internacionais, fomentar a mentalidade marítima na sociedade, apresentar a cultura e as tradições navais e contribuir para a formação marinheira do pessoal da MB. Construído na Holanda, o navio de três mastros foi encomendado pela Marinha para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil.
Detalhes sobre o ‘Cisne Branco’
O ‘Cisne Branco’ tem um comprimento de 76,0 m e altura de 48 m, deslocando 1.038 ton. A embarcação é comandada pelo Capitão de Mar e Guerra Sérgio Tadeu Leão Rosário e tem uma tripulação de 59 pessoas, incluindo 11 oficiais. Possui uma área vélica máxima de 2.195 m2 e um total de 32 velas, podendo alcançar a velocidade máxima de 17,5 nós (32 km/h) à vela. Também conta com um motor diesel de 1001 hp, permitindo uma velocidade máxima a motor de 11 nós (20 km/h).
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395